.
Postado em: 09/03/2022
Foi realizada na manhã desta terça-feira (08) no Plenário da Câmara Municipal de Patrocínio a 5ª Reunião Ordinária de 2022. Dentre os projetos debatidos estão o programa de certificação de selo “Empresa Crescer Patrocínio” e o que dispõe sobre gratuidade do transporte coletivo urbano aos portadores de deficiência física e mental.
Ao abrir a reunião, o Presidente da Câmara, Florisvaldo José de Souza (Valtinho-DEM) fez uma homenagem às mulheres da Casa de Leis, reunindo servidoras, assessoras e vereadoras, parabenizando-as pelo Dia Internacional da Mulher.
Durante a sessão, sete Processos de Leis foram encaminhados para as Comissões Permanentes da Casa de Leis para emissão de parecer. Em Primeira Votação, foram aprovados nove projetos de leis e um outro foi retirado de pauta a pedido de seu autor, Vereador Paulo Roberto dos Santos (PSD).
Dentre os processos aprovados está o de nº 392/2022 (05/2022) que autoriza o Executivo Municipal a conceder outorga onerosa mediante licitação do direito de uso das estradas vicinais e rodovias municipais para fins de prestação de serviços de transmissão de energia fotovoltaica e dá outras providências, de autoria do Prefeito Municipal. Este que gerou grande dúvida entre os vereadores por conta de seu texto.
“Todos nós sabemos que o mundo está voltado para energia fotovoltaica a gente pode observar as grandes empresas, principalmente no nordeste. Enfim, e para solucionar esse problema fotovoltaico, a própria Cemig ela está orientando as pessoas para que partam para a fotovoltaica, e o governo quer dar uma condição maior para que essas redes chegam nos locais onde não tem a destinação correta de rede, como a rede de internet”, explicou o Presidente da Câmara Florisvaldo José de Souza (DEM).
Em Segunda Votação e Redação Final foram aprovados seis projetos de leis sendo eles:
Durante as votações o Vereador Paulo Roberto dos Santos (PSD) questionou por diversas vezes o motivo de tantos projetos de denominação pública. “Eu pedi aqui até o presidente da casa que regularmente e que pare realmente ficar anexando ano nome em cima de nome dentro dos complexos”, afirmou.
Em Discussão e Votação Única o Processo de Resolução nº 14/202, que acrescenta o inciso 14 ao art. 56 e o inciso 13 ao art. 60, ambos da Resolução nº 55, de 11 de julho de 2017, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal, de autoria dos parlamentares da Casa de Leis foi aprovado.
Ainda na reunião foram aprovadas dez Indicações e dez Moções de Aplausos. Além disso, foi aprovado uma Moção de Repúdio ao Governador Romeu Zema devido ao Programa de Concessões Rodoviárias, onde está listada a BR-365.
Por Stéfany Dias/Janio Luiz - ASCOM/Câmara Municipal
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro