Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 16/04/2025
A Secretaria Municipal de Agricultura de Patrocínio abriu nesta terça-feira (15) o período para coleta de amostras de solo, etapa inicial do programa de distribuição de calcário para correção do solo nas propriedades rurais do município.
Segundo o secretário Odirlei Magalhães, em enntrevista ontem ao Jornal da Módulo, a coleta deve ser feita pelos produtores vinculados aos conselhos de desenvolvimento comunitário e associações rurais, com prazo até o último dia de maio.
A orientação da secretaria é que cada comunidade defina uma data específica para o recebimento conjunto das amostras, que deverão ser enviadas a laboratórios escolhidos pelas próprias associações. A análise será posteriormente interpretada em conjunto com a Emater.
“Essa organização por comunidade facilita a logística e agiliza o processo, além de fortalecer o papel das associações na fiscalização e no controle social das políticas públicas”, destacou Odirlei.
Uma novidade este ano é que terão prioridade os produtores que possuírem o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), documento essencial para acesso a programas federais como o Pronaf, PAA e PNAE. O secretário ressaltou a importância do CAF também para processos previdenciários de trabalhadores rurais.
“Estamos pedindo esse documento não para dificultar, mas para garantir acesso e consolidar a atividade rural dessas famílias. Lá na frente, muitos vão perceber o valor desse cadastro”, afirmou.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil