Patrocínio pode receber recursos de acordo entre Vale e Estado por tragédia em Brumadinho

Patrocínio pode receber recursos de acordo entre Vale e Estado por tragédia em Brumadinho

Recursos podem ser direcionados aos consórcios para execução de projetos em aterros sanitários

Texto:

Postado em: 18/06/2021

O município de Patrocínio pode ser beneficiado com um acordo feito entre a Vale e o Estado por conta da tragédia em Brumadinho. A cidade participa de um chamamento público para recebimento de recursos.

O Ministério do Meio Ambiente multou a mineradora e resolver beneficiar os consórcios de resíduos sólidos de Minas Gerais. Na região, Patrocínio faz parte do CISPAR juntamente com outros 17 municípios.

Segundo o coordenador de política ambiental e gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo, o valor para montagem do equipamento de separação dos resíduos fica em torno de R$ 10 milhões. “Ele vai dar uma vida útil para os aterros e deixar o custeio muito mais em conta para os municípios” explica Antônio Geraldo.

O ministério sugeriu a apresentação de dois projetos, um para Patrocínio e outras seis cidades e um segundo para Patos de Minas e mais municípios. O consórcio protocolou todas as documentações nesta quinta-feira (17) e aguarda a aprovação.

Trabalhadores da reciclagem

Antônio Geraldo acredita que a criação da usina, os trabalhadores da reciclagem serão beneficiados com a facilitação na captação dos resíduos. O município propôs que a cooperativa desses profissionais seja a receptora desses materiais.

 

Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram