.
Postado em: 29/12/2021
Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (28) o Prefeito Deiró Marra informou que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos habitantes de Patrocínio será reajustado conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), assim como ocorreu nos últimos anos.
Segundo o prefeito, sua equipe tem tido cuidado em não fazer um aumento nos valores do IPTU, principalmente por conta do período pandêmico em que a população ainda passa, por isso, o INPC foi o escolhido, ao ser considerado uma correção menor em relação a outros índices. Além disso, ele afirma haver uma questão de legalidade, onde possui taxas do Estado de Minas Gerais.
Deiró ainda frisou que os contribuintes que pagarem o imposto terá o desconto de 5%, também praticado neste ano, o que pode auxiliar na redução do valor final.
“Todo ano nós damos um desconto, na verdade, de 5% no IPTU, então, se você considerar um reajuste do INPC a correção com desconto, nós tivemos um aumento de 4,92%. Na verdade, nós temos tido ano a ano o cuidado de não fazer aumento, nós temos tido o cuidado única e exclusivamente fazer a correção pelo INPC, o menor índice que nós temos aqui”, concluiu.
O Índice de Preços no Consumidor (INPC) é usado para observar tendências de inflação, calculado com base no preço médio necessário para comprar um conjunto de bens de consumo e serviços, e comparado com períodos anteriores. De acordo com dados do IBGE, o INPC fechou o mês de novembro com um aumento acumulado no ano de 9,36%.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramVeículo fumacê vai combater mosquito da dengue a partir deste domingo; veja cronograma
Centro Espírita promove bazar solidário neste sábado em Patrocínio
Luiz Eduardo Falcão é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios
Carga de café de Patrocínio avaliada em R$ 1,5 milhão é recuperada em SP horas após assalto