Câmara institui o Dia e a Semana Municipal do Turismo e a Semana Municipal do Patrimônio Municipal

Câmara institui o Dia e a Semana Municipal do Turismo e a Semana Municipal do Patrimônio Municipal

Os projetos foram aprovados durante a 34ª Reunião Ordinária da Cama Municipal de Patrocínio desta terça-feira (26/10)

Texto:

Postado em: 26/10/2021

Durante a 34ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio que ocorreu na manhã desta terça-feira (26/10) foi aprovado o Projeto de Lei  nº 267/2021 que institui o dia e a Semana Municipal do Patrimônio Público e o Projeto de Lei nº 266/2021 que institui o Dia e a Semana Municipal do Turismo ambos de autoria da vereadora Eliane Nunes (DEM).

A parlamentar que já milita no setor do turismo, disse que estes dois projetos serão de fundamental importância para que se tenha uma discussão com a sociedade, para ter a valorização e debater ações sobre o turismo e sobre o patrimônio cultural do município.

A vereadora disse também que a Semana Municipal do Turismo que vai de encontro ao Dia Internacional do Turismo que é comemorado no mês de setembro e o do patrimônio que também vai de encontro ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural que no estado de Minas Gerais já existem ações dentro da jornada patrimonial que acontece bienalmente.

“Tendo este dia e semana municipal nós vamos ter estas ações todos os anos. Nem todos temos este conhecimento de como se procede da importância do patrimônio deste reconhecimento do tombamento, do registro dos nossos bens imateriais, então a gente tem que levar essa educação patrimonial para as escolas, para as instituições mesmo aqui para o legislativo”, disse Eliane.

Eliane ainda lembrou que é criadora da Rota Turística já estabelecida aqui no município que já valoriza os bens tombados no município e coloca os bens imateriais na programação com apresentações de grupos culturais.

“Uma coisa é relacionada a outra e quanto mais a gente tiver estas ações e discutir e propor para o executivo através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promover estas ações com a nossa ajuda junto com sugestões legislativas, junto dos concelhos, o concelho de turismo, o concelho de patrimônio, para a gente crescer cada vez mais, Minas Gerais é o único estado que tem o ICMS cultural que os municípios ganham para investir no nosso patrimônio, então quanto mais ações a gente tiver, maior será o recurso revertido para o município e aplicado para a preservação do patrimônio”, finalizou.

Os projetos seguem agora para a prefeitura municipal para a sanção do prefeito.

 

 

Tony Galvão / Daniel Henrique - Modúlo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram