Da redação da Módulo FM com Secom PMP
Postado em: 13/02/2026
A Prefeitura de Patrocínio lançou, nesta sexta-feira (13), no Auditório Geraldo Campos, o ProGari, programa voltado aos profissionais da limpeza urbana do município. A iniciativa prevê mudanças na jornada de trabalho, pagamento de adicional de insalubridade e medidas relacionadas às condições de trabalho da categoria.
Entre os anúncios está o envio de um Projeto de Lei Complementar à Câmara Municipal que reduz a carga horária para 6 horas diárias e estabelece jornada semanal de 36 horas para servidores do cargo de Serviços Gerais que atuam como garis e trabalhadores da limpeza urbana.
Também será encaminhado um Projeto de Lei que torna obrigatória a disponibilização gratuita de água potável e acesso a sanitários por estabelecimentos comerciais e repartições públicas aos profissionais durante o expediente.
Outra medida anunciada é o pagamento de adicional de 40% de insalubridade aos garis, com início previsto já para o mês de fevereiro.
Os projetos devem ser protocolados na Câmara após o Carnaval e tramitarão em regime de urgência. Segundo a administração municipal, as propostas detalham critérios para aplicação da nova jornada, regras para o acesso à água e sanitários e os dispositivos legais relacionados às mudanças.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram