Cadastro escolar para 2021 é aberto na rede pública de ensino

Cadastro escolar para 2021 é aberto na rede pública de ensino

Inscrição dos candidatos no SUCEM será pelo endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

Texto:

Postado em: 19/11/2020

Pais e responsáveis que desejam garantir uma vaga para seus filhos na rede pública de ensino mineira em 2021 podem  fazer o cadastro escolar do aluno no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). Por meio da ferramenta, nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, se dará de forma única. Assim, quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, poderá ser municipal ou estadual.

Devem ser inscritos alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, advindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais.

Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não ofertarão em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar.

Também podem se inscrever interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não realizaram a renovação da matrícula.

Segundo a superintendente regional de ensino, Luzia Paiva, no ato do cadastro devem ser apresentadas informações como nome completo do aluno, data de nascimento, sexo, nacionalidade, naturalidade, endereço completo com CEP, telefone, e-mail, número da identidade e CPF, nome e CPF da mãe, pai ou responsável legal e declaração para o candidato que possui deficiência. Também devem ser informadas a rede escolar de origem, a etapa de escolaridade pretendida, indicação de três escolas dentro do zoneamento e dizer se há irmão que estuda na mesma instituição de ensino.

A inscrição no SUCEM deve ser feita no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br até o dia 11 de dezembro.

 

Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo