Programa de videomonitoramento começou em 2020, mas apenas três câmeras estariam em funcionamento
Postado em: 02/07/2024
Na reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (2), um requerimento de informações protocolado pelo vereador Paulo Roberto dos Santos, o Panxita, foi derrotado pela votação da maioria dos vereadores. Panxita buscava esclarecimentos sobre o funcionamento do Programa Olho Vivo, um sistema de monitoramento por câmeras na cidade de Patrocínio.
Durante sua fala, Panxita expressou preocupação com a segurança pública, citando relatos de que apenas três câmeras do programa estariam em funcionamento. "Recebemos várias denúncias no gabinete sobre problemas no Olho Vivo. Foram investidos, se não me engano, mais de R$ 4 milhões nesse projeto, e queremos saber qual é a situação atual, se a prefeitura que é responsável por manter essas câmeras funcionando, se a Polícia Militar, qual é o convênio, e se contratou servidores para olhar essas câmeras", questionou à Módulo FM.
Panxita também destacou que a cidade teve um fim de semana turbulento, com incidentes como assalto, tiroteio e homicídio, o que amplia a necessidade de um sistema de monitoramento eficaz. Ele criticou a base aliada por, em sua opinião, bloquear a transparência sobre o tema. "Mais uma vez, os vereadores da base negaram esse direito não só a mim, mas a todos os cidadãos de Patrocínio de saber como está a nossa segurança," concluiu.
O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Natanael Diniz, foi ouvido e lembrou que o Olho Vivo começou no governo Deiró Marra, mas também salientou a necessidade de reativação das câmeras. "Realmente parece que tem câmeras que estão desligadas, mas poderia o próprio Batalhão (de Polícia Militar) soltar uma nota, porque cada um fala uma coisa, já que o debate político eleitoral está posto", disse.
"A gente quer é que a cidade esteja cada dia mais segura. Inclusive a gente sabe que os índices de criminalidade, pelo que vemos na mídia, parece que têm subido. Então, espero que o prefeito municipal e o comando da polícia possam estreitar esses laços e reativar as câmeras que estão apagadas", finalizou o vereador.
⌨️ Por André Luiz Costa e Jânio Luiz | Módulo FM | Foto: Arquivo
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramRede municipal de ensino entra em recesso e inicia colônia de férias em janeiro
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas no bairro Serra Negra
Polícia Militar prende foragido da Justiça por violência doméstica em Patrocínio
5 pessoas ficam feridas após carro colidir de frente com caminhão na MG-187
Patrocinense Léo Brandão é o novo reforço de equipe paranaense de futsal