Da redação da Módulo FM
Postado em: 12/12/2025
Detentos ligados a facções criminosas foram transferidos do presídio de Patrocínio na manhã desta quinta-feira (11), durante a “Operação Sinapse”, realizada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). No total, cerca de dois mil presos foram movimentados entre 10 unidades prisionais do estado.
O presídio de Patrocínio, assim como os de Uberlândia e Uberaba, integra a lista de unidades que enviaram detentos classificados como de alta periculosidade para outros destinos dentro do sistema prisional. A ação busca interromper comunicações ilícitas, dispersar lideranças internas e reforçar a disciplina nas unidades.
Segundo a Sejusp, a operação é estratégica, preventiva e repressiva, planejada com base em levantamentos de inteligência para ampliar o controle institucional e enfrentar a atuação de facções. Cerca de mil policiais penais de grupamentos especializados participaram da ação, realizando buscas, varreduras e o cumprimento das transferências.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramHomem é detido com arma dentro de caminhão na BR-146, em Serra do Salitre
Transferência de detentos de facções inclui unidade prisional de Patrocínio
Nota de Falecimento: José Adão Tragino da Silva (Adão), aos 69 anos
Secretaria de Meio Ambiente passa a receber descarte de lixo eletrônico
Grande quantidade de drogas é apreendida na MG-190, em Monte Carmelo