Santa Casa recebe habilitação como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia

Santa Casa recebe habilitação como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia

.

Texto:

Postado em: 17/02/2022

Foi publicada nesta quinta-feira (17) a habilitação da Santa Casa de Patrocínio como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia, por meio da Portaria GM/MS 332, de 16 de fevereiro de 2022.

A habilitação permite que a Santa Casa de Patrocínio, único hospital da cidade que presta serviços do SUS, possa realizar em suas dependências cirurgias neurológicas de alta complexidade, promovendo mais segurança e comodidade a pacientes que até então precisavam realizar estes procedimentos em outras cidades.

 

Veja também

• Santa Casa divulga projeto de expansão que prevê investimento de R$ 25 milhões nos próximos três anos

• Ministério da Saúde libera recursos para tratamento de sintomas pós-covid no SUS

 

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, este foi um trabalho conjunto da pasta com o Governo Municipal, a parte técnica, clínica e administrativa da Santa Casa, bem como com os governos Estadual e Federal.

Anteriormente, os pacientes que precisavam desse tipo de cirurgia eram encaminhados para outras cidades, como Uberlândia ou Belo Horizonte. Conforme a Coordenadora de Saúde de Patrocínio, Fabiana Bustamante, foram dois anos de negociação para conseguir essa habilitação que irá auxiliar os pacientes do município.

“Para você ter noção da complexidade do levar o paciente, nós tínhamos que encaminhar pacientes para fora, para Uberlândia, para Belo Horizonte, para grandes centros, para poderem realizar essa cirurgia. Hoje não, com essa habilitação nós vamos poder ter a capacidade de atendimento instalada dentro da Santa Casa, com recurso do Ministério da Saúde para realmente atender a nossa população aqui em Patrocínio”, afirmou Luiz Eduardo Salomão.

Através da Portaria, ficou estabelecido o repasse anual de R$ 1.043.370,07 para o custeio dos serviços, que serão  incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade Município de Patrocínio para atenção à saúde da população. Tal montante será transferido via Fundo Nacional de Saúde, de maneira regular e automática, do montante estabelecido ao Fundo Municipal de Saúde de Patrocínio, em parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM com informações ASCOM PMP

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram