Postado em: 04/09/2020
O golpe da clonagem de WhatsApp continua fazendo vítimas em todo o Brasil. Durante a quarentena causada pela pandemia de coronavírus, o número de registros aumentou nas unidades da Polícia Civil.
O crime acontece da seguinte forma: uma pessoa envia uma mensagem dizendo ser funcionária de um site de compras, e por meio de uma ligação, pede para que a vítima digite um código de seis números para ativar um anúncio. Esse código é a verificação do WhatsApp, e com ele o criminoso consegue clonar a conta do usuário.
Após a clonagem, golpista começa a enviar mensagens para contatos da vítima pedindo dinheiro no nome dela. Em grande parte dos casos, a solicitação é feita para parentes próximos e conhecidos, como se fosse algo urgente.
Como proteger e não cair no golpe
Órgãos de defesa do consumidor alertam que códigos não devem ser passados por telefone. Para proteger a conta no aplicativo, é importante realizar a verificação em duas etapas, processo simples e rápido, confira:
1. Abra o menu configurações
2. Clique na aba ‘Conta’
3. Clique em ‘Confirmação em duas etapas’
4. Defina um código de seis dígitos e não o repasse para ninguém. Seu WhatsApp estará protegido.
Foto: Agência Brasil
Daniel Henrique/Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos