Projeto que mudaria o horário das reuniões da Câmara Municipal para o período noturno é reprovado

Projeto que mudaria o horário das reuniões da Câmara Municipal para o período noturno é reprovado

.

Texto:

Postado em: 18/10/2022

O Legislativo Municipal realizou durante a manhã dessa terça-feira (18), a 33ª Reunião Ordinária da atual Legislatura. Dentre os projetos discutidos e votados estava o Processo de Resolução nº 19/2022, que solicitava a alteração de dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Patrocínio, e foi reprovado.

O processo de autoria dos vereadores Natanael Diniz (PL), Odirlei Magalhães (PL), Leandro Caixeta (UB), Thiago Malagoli (UB) e Alexandre (AVANTE) previa a realização das reuniões ordinárias e extraordinárias no período da noite. Contudo, houve empate de votos a favor sendo sete a favor e sete contra. Nesses casos, o Regimento Interno prevê o voto de minerva para desempatar pelo presidente da Casa, vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho-UB), que votou em desfavor, derrotando a proposta.

Conforme o Vereador Thiago Malagoli (UB) a derrota do projeto é uma contradição com toda a comunidade patrocinense.

“Nós temos aí na zona rural que hoje tudo tem internet, rede Wi-Fi, todo mundo está trabalhando, plantando lavoura, tirando leite, na cidade, todo mundo trabalhando, e o Presidente da Câmara Vereador Valtinho desempatou para que as reuniões continuem às 9 horas da manhã para o mínimo de pessoas tenham acesso na reunião ao vivo, vir aqui participar com a gente”, afirmou.

Segundo o Vereador Alexandre Vitor (AVANTE), ele recebeu diversas mensagens em suas redes sociais solicitando o retorno das reuniões ao período noturno.

“Como eu entendo que nós aqui somos representantes do povo, do desejo do povo, hoje eu fui obrigado ouvir de um colega aqui que infelizmente ‘essas pessoas que querem passar a reunião para a noite para participação querem ser candidatos’. Eu não entendo assim porque as pessoas que procuraram são cidadãos comuns que gostam de acompanhar o trabalho dos colegas vereadores aqui”, pontuou.

Para o Vereador José Roberto dos Santos (Salitre - PTB) seu voto contra o projeto se deve à questão da segurança dos legisladores, afirmando que em momentos passados houve casos perigosos.

“No passado, com as reuniões à noite, teve vereador armado dentro da Câmara no qual nós chamamos a polícia para desarmá-lo [...], há pouco tempo, no último mandato teve pessoa que estava no plenário agredindo vereador dentro da Câmara, no qual foi preso. Então são várias passagens, tinha reunião que era das 19h às 23h, ia até 00h, 1h, fora as brigas que dava aqui que ninguém presenciou isso aqui”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho-UB), afirmou que seu voto contrário se deve ao bom funcionamento da casa de leis e citou que nas cidades vizinhas os horários das reuniões são durante o dia.

“O voto de Minerva foi o meu, ficou sete a sete, eu já tinha me posicionado, inclusive na Rádio Módulo há cerca de 15 dias, o meu voto que eu seria contrário ao projeto, estando como presidente até no final do ano agora e ter vivenciado os dois primeiros anos, para o bom funcionamento da Câmara Municipal o trabalho fica mais facilitado se tiver que falar com o prefeito, com algum secretário”, concluiu.

Votaram a favor deste Processo de Resolução os vereadores Francisca Carneiro dos Santos (Chiquita-PSDB); Alexandre (AVANTE); Paulo Roberto dos Santos (Panxita-PSD); Thiago Malagoli (UB); Leandro Caixeta (UB); Natanael Diniz (PL) e Odirlei Magalhães (PL). Votaram contra os vereadores Raquel Rezende (PL); Eliane Nunes (UB); Roberto Margari (PODEMOS); Ricardo Balila (PODEMOS); Adriana de Paula (PTB); José Roberto dos Santos (Salitre - PTB); Carlos Alberto Silva (Carlão - PTB) e o presidente da Câmara, vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho-UB).

 

Stéfany Dias/Jânio Luiz – Módulo FM Com informações ASCOM Câmara Municipal

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram