Pesquisa mostra que Patrocínio está com infestação de Aedes Aegypti em índice moderado

Pesquisa mostra que Patrocínio está com infestação de Aedes Aegypti em índice moderado

Feita pela Vigilância Epidemiológica da cidade, a pesquisa mostra que a cidade está acima do valor adequado

Texto:

Postado em: 17/11/2021

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana o resultado de uma pesquisa feita recentemente sobre a infestação de larvas de mosquito Aedes Aegypti na cidade. De acordo com o coordenador da vigilância epidemiológica de Patrocínio, Gilberto Martins, tal pesquisa mostrou que a média de infestação está em 2,7% sendo um índice moderado, no entanto, acima do valor adequado, que é abaixo de 1%.

Ainda foi informado que nos bairros Olímpio Nunes, Ouro Preto, São Judas, São Benedito e Carajás estão com o índice acima de 10% o que tem gerado certa preocupação na pasta. Por conta desses índices, algumas ações já estão em andamento como o reforço nas visitas aos imóveis pontos estratégicos, bem como em ferro velhos, borracharias e lotes vagos, para justamente impedir o aumento da infestação de mosquitos.

“Então diante desse cenário nós estamos trabalhando e intensificando essas ações, como eu disse, de visitas, inclusive aos finais de semana e feriados também. Estamos intensificando as ações naqueles bairros mais infestados trabalhando com a comunidade dentro dos domicílios, também nos comércios e nas empresas desses bairros justamente para mobilizar, conscientizar melhor essa população, justamente para que cada um que faça o seu trabalho dia a dia dentro da sua casa observando o seu imóvel, seu terreno, para que a gente possa pelo menos reduzir essa infestação o mais rápido possível”, pontuou Gilberto Martins.

É importante frisar que a atual estação, o verão, favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, por conta das altas temperaturas e momentos chuvosos. Portanto, é necessário o cuidado redobrado.

“Então só reforçando para toda população, evite água parada, dá uma olhada no seu quintal, na sua casa, sempre quando tiver alguma planta não deixa que ela fica aquele vaso por baixo ali com água acumulada por mais de uma semana, água de animal deve ter trocada frequentemente. Então se a gente impedir que o ciclo do mosquito se complete, a gente já tá fazendo uma ação de impedir que eles proliferem de maneira grande”, disse.

O coordenador da vigilância epidemiológica de Patrocínio ainda informou que neste ano houve poucos casos notificados de Dengue no município, sendo os confirmados ainda menores. “Então nós trabalhamos com uma tranquilidade muito grande esse ano que a população colaborou conosco. Mas agora precisamos redobrar a atenção no sentido de que não aconteça o aumento desses casos e que as pessoas não adoeçam por essas doenças transmitidas pelo mosquito da dengue”, concluiu.

 

Stéfany Christina/Rafael Pires – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram