Prazo para inscrições nas vagas remanescentes também foi alterado, será de 1 a 23/2
Postado em: 14/01/2022
A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou nesta semana que irá prorrogar o período de matrículas dos estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2022 para até o dia 21 de janeiro. Esta decisão ocorreu em razão dos transtornos provocados pelas fortes chuvas em várias regiões de Minas Gerais nas últimas semanas, o que provocou situação de emergência em vários municípios.
Ou seja, pais e/ou responsáveis ou jovens maiores de 18 anos ganharam mais uma semana para comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula. As alterações no cronograma estão na Resolução SEE Nº 4.695, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta quarta-feira (12).
Segundo a Diretora da Superintendência Regional de Ensino Patrocínio, Luzia Fátima Santos de Paiva, apesar da região não ter sido afetada de forma grave, como em outros lugares no estado, este prazo também será válido para o município e cidades em torno.
“O prazo para matrícula nas Escolas Estaduais foi prorrogado para o dia 21 de janeiro devido à situação de calamidade do Estado de Minas Gerais, populações ilhadas, vias interditadas. Então, o governo muito sensível ele prorroga esse prazo de matrícula. Graças a Deus que não é o nosso caso, aqui na nossa região tivemos estragos, mas eles foram em proporções bem menores do que a gente está vendo em outras regiões do Estado de Minas Gerais, mas a resolução é para todo o Estado. Então, quero comunicar as famílias, comunicar os alunos maiores de 18 anos, que eles terão até o dia 21 de janeiro para realizar as matrículas nas escolas estaduais”, pontuou.
Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) podem consultar a escola para qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
A distribuição dos alunos inscritos no Sucem foi realizada de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino disponibilizado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Com a prorrogação do período de matrícula, o prazo para inscrição nas vagas remanescentes também será alterado. Agora, o candidato que não fez o cadastro no Sucem dentro do prazo estabelecido deverá aguardar o período de vagas remanescentes, previsto para o período de 1 a 23/2.
Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro