Por André Luiz Costa | Módulo FM com informações do G1
Postado em: 14/01/2025
A Penitenciária Deputado Expedito Faria Tavares, em Patrocínio, ficou em segundo lugar no ranking de denúncias de violações de direitos em unidades prisionais de Minas Gerais, segundo relatório da plataforma "Desencarcera!". Entre janeiro e junho de 2024, a penitenciária registrou 23 denúncias, correspondendo a 8,3% do total de 278 queixas recebidas pela iniciativa em todo o estado.
O levantamento apontou como líder em violações a Penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas, com 184 denúncias, representando 66,2% do total. As principais queixas envolveram falhas na gestão, problemas na saúde dos presos, tortura física e psicológica, além de omissão no atendimento a familiares.
Entre os relatos estão comida estragada, falta de água, opressão nas visitas e descaso com os direitos dos detentos. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública afirmou que todas as denúncias são apuradas rigorosamente e reforçou a existência de canais oficiais para registro de irregularidades.
A plataforma "Desencarcera!" é uma parceria entre o Instituto DH (uma ONG que defende os direitos humanos) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), buscando dar visibilidade às violações e fomentar melhorias no sistema prisional.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramA duas semanas do Conselho Técnico, CAP ainda sem definição sobre participação no Módulo II
Penitenciária de Patrocínio fica em 2º lugar em ranking de denúncias de violações de direitos em MG
Operação tapa-buracos é iniciada em Patrocínio pela Secretaria de Obras
Câmara realiza extraordinária para viabilizar construção de creche e implementação do SUAS