Por Juliano Resende
Postado em: 28/09/2023
Nesta quinta-feira, uma operação conjunta conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a 2ª fase da Operação "Praga" em diversas cidades da região, incluindo Patrocínio. O objetivo da operação é desarticular uma Organização Criminosa (ORCRIM) especializada em furto qualificado e roubo majorado de tratores e implementos agrícolas.
As investigações apontaram que a ORCRIM atuou em diversos municípios do Estado de Minas Gerais, incluindo Patrocínio, Coromandel, Nova Ponte, Uberlândia, Indianópolis, Uberaba, Ibiá, Conceição das Alagoas, Tupaciguara, Perdizes, Pedrinópolis, Araguari, Sacramento e Guarda-Mor, totalizando 31 crimes. Os prejuízos causados pelas atividades criminosas da ORCRIM estima-se que ultrapassem cinco milhões de reais.
Nesta segunda fase da operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em dois estados da federação, abrangendo cidades como Uberlândia/MG, Prata/MG, Rio Paranaíba/MG, Patrocínio/MG e Goiânia/GO. As investigações também resultaram na apreensão de mais de 10 tratores, dezenas de implementos agrícolas, motocicletas e caminhões, sendo a grande parte já restituída aos seus respectivos proprietários.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve êxito na condenação em 1º grau de membros da ORCRIM, cujas penas somam um total de 107 anos de prisão. A operação "Praga" representa um importante passo no combate ao crime organizado voltado para o furto de equipamentos agrícolas na região, trazendo alívio para os agricultores e proprietários que foram vítimas dessas ações criminosas. As autoridades continuam a investigação para identificar e responsabilizar todos os envolvidos neste esquema criminoso.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos