Por André Luiz Costa | Módulo FM – Foto: Ilustrativa
Postado em: 11/02/2026
O Governo Federal revogou o edital que previa a abertura de novos cursos de Medicina em instituições privadas no país. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10) e suspende, por enquanto, a possibilidade de autorização de novas graduações pelo programa que vinha sendo aguardado por cidades como Patrocínio e Monte Carmelo.
O chamamento público, lançado em 2023 e adiado várias vezes, previa a criação de até 5,9 mil vagas. A revogação ocorreu após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que apontou problemas de qualidade em parte dos cursos existentes no país.
Com a medida, o processo de seleção das cidades e instituições interessadas foi encerrado e não há nova data para publicação de outro edital. Na prática, a decisão interrompe a expectativa que vinha sendo construída em Patrocínio para a implantação de um curso de Medicina.
Nos últimos anos, a cidade apresentou propostas por meio de instituições de ensino superior, incluindo o Unicerp, e contava com apoio da Prefeitura e da rede local de saúde. A disputa regional envolvia também Monte Carmelo, dentro das vagas previstas para Minas Gerais. A análise técnica já havia sido prorrogada diversas vezes e o resultado era aguardado para o início de 2026.
Segundo Edson Rodrigues Júnior, pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unicerp, com a revogação do edital, todo o processo volta à estaca zero. “A princípio, com o edital revogado, neste momento voltamos à estaca zero. A não ser que o governo lance outro edital ou outra possibilidade de requerer o curso, não temos essa possibilidade”, disse à Módulo FM.
A abertura de novos cursos dependerá de um novo chamamento do Ministério da Educação, ainda sem previsão.
Para Patrocínio, a decisão representa o fim, ao menos por agora, do projeto de instalação da graduação em Medicina — uma iniciativa vista como estratégica para a formação de profissionais, fortalecimento da rede de saúde e desenvolvimento econômico local.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram