Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto de obras que foram realizadas na avenida: PMP/Arquivo
Postado em: 10/01/2025
A ONG Pre Servar sugeriu a transferência do projeto da Via Sacra para a Avenida Jorge Elias, como alternativa à implantação prevista na avenida da subida do Cristo Redentor. Segundo o jornalista e ambientalista Alan Guimarães Machado, a mudança visa recuperar uma área ambientalmente degradada e criar um espaço de meditação, lazer e turismo religioso.
O projeto da Via Sacra, idealizado pelo jornalista Joaquim Correia Machado, prevê a construção de 15 estações com painéis em mosaico. Apesar de já contar com licenças ambientais, enfrenta entraves relacionados ao Plano de Manejo da APA da Serra do Cruzeiro, que ainda será analisado em audiências públicas.
A avenida antes do desmatamento (Foto: Google Street View)
Na opinião da Ong Pre Servar, a Avenida Jorge Elias, local sugerido, sofreu devastação ambiental durante a gestão anterior, com supressão de árvores e canalização irregular do córrego. A ONG anunciou que ingressará com uma notícia de fato junto ao Ministério Público, buscando responsabilizar os autores da degradação e assegurar reparações.
Segundo informações da ex-secretária de Cultura Eliane Nunes para a entidade, R$ 375 mil já estão disponíveis para a execução do projeto. A ONG destaca que a Via Sacra na Avenida Jorge Elias poderia fomentar o turismo religioso e homenagear Jorge Elias, figura histórica da cidade. A entidade busca junto às autoridades apoio à iniciativa.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMinicurso em Patrocínio aborda gestão de cafeterias com base na experiência internacional
Nota de Falecimento: Paulo César Gonçalves (BH), aos 57 anos
R$ 240 mil: ex-presidente do CAP, Roberto Avatar, o Tatá, cobra dívida do clube
Escolas de Patrocínio realizam assembleias para discutir adesão ao modelo cívico-militar