.
Postado em: 21/10/2022
Foi publicada nessa sexta-feira (21), nas redes sociais do Vereador Natanael Diniz, a informação de que o mesmo encaminhou ao Prefeito Municipal, Deiró Marra, um ofício solicitando a oferta de transporte público gratuito no segundo turno das eleições. Além disso, ele afirmou que tramita na Câmara Municipal do município o Processo de Lei nº 562 que visa garantir que todos os usuários da rede pública de transporte possam usufruir do seu direito ao voto.
Segundo o legislador, essa solicitação vai de encontro à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, na última terça-feira (18), onde prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.
Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.
A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.
Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que, em muitos casos, é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51.
Com informações Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro