Iniciativa visa beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, combatendo a pobreza menstrual
Postado em: 01/08/2024
Este ano, o governo federal lançou o "Programa Dignidade Menstrual: um ciclo de respeito", destinado a beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, que muitas vezes não têm condições de comprar absorventes. No caso das estudantes, muitas faltam às aulas durante o período menstrual.
Os absorventes gratuitos estão disponíveis pelo Programa Farmácia Popular e podem ser retirados por pessoas com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil, inclusive em Patrocínio, estão aptas a distribuir o item de higiene.
Para retirar os absorventes, é necessário apresentar a autorização emitida pelo aplicativo Meu SUS Digital e um documento de identidade com foto. O direito é garantido a pessoas com renda mensal de até R$ 218, estudantes da rede pública de ensino e de baixa renda, ou aquelas em situação de rua.
Caso haja dificuldade em gerar a autorização, os beneficiários podem procurar orientações em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em centros de assistência social, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os Centros Pop.
Mais informações sobre o programa e a cartilha "Dignidade Menstrual" estão disponíveis na página oficial do Ministério da Saúde.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram