Iniciativa visa beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, combatendo a pobreza menstrual
Postado em: 01/08/2024
Este ano, o governo federal lançou o "Programa Dignidade Menstrual: um ciclo de respeito", destinado a beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, que muitas vezes não têm condições de comprar absorventes. No caso das estudantes, muitas faltam às aulas durante o período menstrual.
Os absorventes gratuitos estão disponíveis pelo Programa Farmácia Popular e podem ser retirados por pessoas com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil, inclusive em Patrocínio, estão aptas a distribuir o item de higiene.
Para retirar os absorventes, é necessário apresentar a autorização emitida pelo aplicativo Meu SUS Digital e um documento de identidade com foto. O direito é garantido a pessoas com renda mensal de até R$ 218, estudantes da rede pública de ensino e de baixa renda, ou aquelas em situação de rua.
Caso haja dificuldade em gerar a autorização, os beneficiários podem procurar orientações em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em centros de assistência social, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os Centros Pop.
Mais informações sobre o programa e a cartilha "Dignidade Menstrual" estão disponíveis na página oficial do Ministério da Saúde.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMP pede que novo julgamento de Jorge Marra ocorra em Belo Horizonte
Câmara de Patrocínio discute prevenção ao suicídio e violência doméstica em 25ª reunião ordinária
Doadores organizam campanha para ampliar coletas de sangue em Patrocínio
IFTM de Patrocínio promove mesa-redonda sobre liderança e inteligência emocional
Homem tenta fugir, mas é preso com drogas após perseguição pelas ruas de Serra do Salitre