Minas Gerais distribuiu 110 mil doses de vacina da Pfizer Pediátrica contra Covid-19 entre as cidades

Minas Gerais distribuiu 110 mil doses de vacina da Pfizer Pediátrica contra Covid-19 entre as cidades

O estado se prepara para imunizar 1,8 milhão de crianças de 5 a 11 anos de idade

Texto:

Postado em: 14/01/2022

Minas Gerais recebeu na manhã desta sexta-feira (14) um lote com 110 mil doses da vacina Pfizer/Comirnaty – Pediátrica que será utilizada na imunização de crianças com idades entre 5 e 11 anos contra o novo coronavírus. Este é o 78º lote entregue pelo Ministério da Saúde ao estado e se destina à administração de primeira dose (D1) em 5,91% de crianças de 5 a 11 anos de idade.

As doses que chegaram ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, foram transportadas para a Central Estadual da Rede de Frio, logo após o desembarque. A distribuição para as regionais de saúde começou já nesta sexta-feira, às 13h. A previsão é que até a segunda-feira (17/1) todas as regionais já tenham recebido os imunizantes.

Confira a programação de distribuição para imunização das crianças:

Sexta-feira (14/1)

- SRS BH – 13h

- Município de BH – 14h

- Sete Lagoas- 14

Sábado (15/1)

- Ponte Nova – 9h

- Itabira - 8h45

- Pirapora - 8h

- Divinópolis – 10h

- Barbacena – 9h

- São João del-Rei – 9h

- Patos de Minas – 7h30

- Coronel Fabriciano + Governador Valadares – 9h

- Passos - 9h

- Varginha + Alfenas + Pouso Alegre – 9h

- Manhuaçu – 8h

- Leopoldina +Ubá+ Juiz de Fora – 8h

- Unaí – 9h30

- Ituiutaba + Uberlândia + Uberaba - 8h

- Januária + Montes Claros – 8h

- Teófilo Otoni + Pedra Azul – 8h

- Diamantina – 12h

Grupos prioritários

Neste primeiro momento, haverá o escalonamento das entregas da vacina e a imunização infantil vai seguir uma ordem de priorização. Esta precisa ser organizada pelas equipes de saúde municipais, sendo elencadas como as primeiras crianças a serem vacinadas aquelas com deficiência permanente ou com comorbidades.

Segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP), a estimativa é que haja um total de 1,8 milhão de crianças em Minas Gerais nessa faixa etária.

Nos postos de saúde

Os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças nos locais de vacinação contra a covid, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

Sobre a administração de outras doses de vacinas do calendário no momento da imunização, a orientação é esperar duas semanas (um intervalo de 14 dias).

Segurança

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 15 de dezembro de 2021 a ampliação do uso da vacina Pfizer/Comirnaty para imunizar crianças de 5 a 11 anos. Em seguida, a agência recomendou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde a inclusão dessa vacina, liberando para todo o Brasil a oportunidade de imunizar as crianças.

A Anvisa apontou que pesquisas comprovaram a eficácia da vacina neste grupo etário. Atualmente, ao menos 39 países da Europa e 14 da América Latina já autorizaram ou iniciaram a vacinação contra a covid-19 em menores de 12 anos.

Pesquisam demonstram ainda que a administração do imunizante em crianças apresenta uma eficácia de 90,7% para a prevenção da covid-19 em pelo menos sete dias após a segunda dose. E não foram observados eventos adversos graves associados à vacinação.

Para as crianças as doses do imunizante são diferenciadas, o frasco é na cor laranja, com dose de 0,2ml, contendo 10 mcg da vacina covid-19.

Covid-19 em crianças

Na Declaração emitida em 24 de novembro de 2021 e atualizada em 29 de novembro de 2021, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirmou que, no que se refere à transmissibilidade do SARS-CoV-2, os estudos apontam que as crianças e os adolescentes são infectados na mesma taxa que os adultos.

Outra situação que reforça a necessidade da administração da vacina pediátrica é o fato de que durante o curso da pandemia foram identificados casos de crianças e adolescentes com uma nova apresentação clínica associada à covid-19, caracterizada por um quadro inflamatório tardio e grave, denominada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).

Em Minas Gerais, foram notificados 174 casos de SIM-P, com três óbitos. Os dados estão disponíveis em coronavirus.saude.mg.gov.br/images/2022/01/12-01-BOLETIM_SIMP-SE01_22.pdf.

 

Agência Minas

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram