"Eu acho que ir na rodovia filmar buraco é muito fácil, difícil é sustentar essa posição em plenário e de fato ir contra o governo", diz
Postado em: 08/04/2024
Na semana passada, o plenário da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) analisou o veto do governador Romeu Zema (Novo) ao projeto do deputado Marquinho Lemos (PT), que instituía uma tarifa única de pedágio para veículos. De acordo com o texto, veículos já tarifados no dia, entre 5 e 22 horas, poderiam passar novamente pela praça de pedágio sem uma nova cobrança.
O projeto havia sido aprovado pelo plenário da ALMG por unanimidade para beneficiar principalmente pequenos produtores que necessitam passar mais de uma vez por dia nas praças de pedágio para negociar seus produtos. Porém, Zema vetou e o veto foi mantido pela Casa, com 33 votos favoráveis e 24 contrários.
A deputada estadual Maria Clara Marra (PSDB) foi contra o veto do governador e falou sobre isso ao repórter Jânio Luiz, da Módulo FM. "É no plenário também que a gente vê um reflexo da representação. Nós temos aqui na região do Alto Paranaíba diversos deputados e eu fui a única que teve a condição de votar contra o governo nesse veto. Na verdade, é um projeto que trazia a possibilidade de cobrança da tarifa única de pedágio", diz.
Segundo ela, a implementação da concessão do triângulo para a EPR foi desastrosa. "Infelizmente não existe contrapartida e eles não pensaram em modicidade tarifária. Então a tarifa é R$ 12,70. Pra gente ir e voltar de Uberlândia, a gente paga mais de 50 reais. Esse projeto possibilitaria a implementação nas novas concessões e a gente colocou uma emenda também para que isso fosse implementado e aplicável aos contratos já celebrados, o que possibilitaria a cobrança de uma tarifa única, mas infelizmente não teve voto suficiente. A gente precisava de 39 votos para derrubar o veto, mas na verdade nós tivemos 24 deputados que votaram para derrubada e 33 que votaram a favor da manutenção do veto", explica a deputada.
Maria Clara ainda alfinetou os colegas parlamentares da região. "Infelizmente nós perdemos essa luta na assembleia e fica um apelo também aos deputados da nossa região. Eu acho que ir na rodovia filmar buraco é muito fácil, difícil é sustentar essa posição em plenário e de fato ir contra o governo. Eu fui a única que da região, da seara do estado e da federação, que entrou na Justiça, cobrando não só a contrapartida, mas cobrando a suspensão, cobrando novamente uma revisão dos contratos e dos editais, mas, enfim, é uma luta que a gente tem aí enxugado gelo contra o estado de Minas", finaliza.
Clique aqui e veja como votou cada deputado.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos