.
Postado em: 27/07/2022
Foi realizada na tarde desta quarta-feira (27) uma entrevista coletiva do Procon Municipal aos meios de comunicação de Patrocínio sobre a apreensão de mais de 400 caixas de sabão em pó da OMO. O trabalho foi realizado hoje pela autarquia em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Crimes de Estelionato, vinculada a 2° Delegacia Regional de Patrocínio.
Segundo o Superintendente do Procon Municipal, Rodrigo Oliveira, após reclamações de clientes sobre produto a autarquia foi acionada e após verificações de funcionários do estabelecimento onde as caixas estavam sendo comercializadas detectaram algumas diferenças entre os produtos aparentemente originais e com indícios de falsificação. Além disso, a fabricante da marca, a Unilever, já foi acionada pelo Procon para esclarecer o ocorrido.
“Nós acreditamos que há vários supermercados em Patrocínio que podem ter comprado, ninguém sabe se o supermercado tinha ou não consciência. Acreditamos que que não tenha a ciência que tenha comprado e esse produto tenha vindo falsificado”, disse.
As principais diferenças entre os produtos são: odor entre os sabões, o layout das embalagens (falta dos dizeres “Grátis 150g”), diferença na origem de fabricação dos produtos (Paraguai e Brasil) e por fim na numeração dos lotes.
Diante dos fatos esta equipe de investigadores, acompanhados pelo Delegado de Polícia o Sr. Dr. Geraldo Junio Gonçalves esteve no local onde verificou a situação descrita pelo funcionário do PROCON e realizou a apreensão dos produtos para averiguação de sua autenticidade.
“Diante desses fortes indícios e principalmente para garantir a segurança do consumidor, esses materiais foram apreendidos e serão submetidos a dois exames periciais distintos. A própria Unilecer fará as verificações preliminares, indicando se há ou não a falsificação, e, posteriormente, a própria Polícia Civil, por meio do departamento específico em Belo Horizonte, o Departamento de Perícias, vai realizar a perícia nesse material recolhido e apreendido”, pontuou.
A ligação dos produtos encontrados em Patrocínio com os de Uberlândia e demais cidades será investigada pela Polícia Civil. Segundo o Delegado de Polícia, os militares trabalham com a existência de uma quadrilha bem estruturada atuando em Minas Gerais e outros estados que falsifica e distribui os produtos na região.
A população pode denunciar possíveis falsificações através do disque denúncia unificado 181 ou através do telefone 3831-1432, para um resultado mais rápido e eficaz das ações.
Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações ASCOM Polícia Civil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram