Greve no IFTM Patrocínio: Comitê de Greve e SINASEFE discutem avanços e definem próximos passos

Greve no IFTM Patrocínio: Comitê de Greve e SINASEFE discutem avanços e definem próximos passos

Encontro nesta quinta-feira estabeleceu agenda de atividades e futuras negociações com o governo federal

Texto:

Postado em: 07/06/2024

A greve dos servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patrocínio prossegue, com o Comitê de Greve tendo se reunido nesta quinta-feira (6) com a direção do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). O encontro aconteceu no campus e teve como principal objetivo avaliar a situação atual do movimento e traçar os próximos passos. O movimento grevista começou no dia 8 de abril.

Durante a reunião, foram analisadas as condições locais e definida uma agenda de atividades. Entre os principais pontos discutidos, destacou-se a criação de uma carta aberta, que será elaborada por comitês de greve dos diferentes campi do IFTM – incluindo Patrocínio, Uberaba, Paracatu e Campina Verde. Essa carta será distribuída à comunidade para esclarecer os motivos da greve e as reivindicações dos servidores. "Avaliamos a situação local e publicamos uma agenda de atividades que deve ser acompanhada por todos os servidores e a comunidade. A carta visa informar sobre o movimento grevista," diz o professor Neilon Oliveira, membro do Comitê de Greve do IFTM Patrocínio.

Próximas reuniões e expectativas de negociação

O Comitê de Greve tem uma série de reuniões agendadas para os próximos dias, incluindo um encontro com o governo federal em Brasília no dia 10 de junho. O objetivo é discutir melhorias nas condições de trabalho e salários dos servidores. Há uma expectativa de que novas propostas sejam apresentadas pelo governo, especialmente para os técnicos administrativos, que enfrentam uma defasagem salarial significativa.

No dia 14 de junho, uma reunião com o Ministério da Educação (MEC) será realizada, onde os docentes do IFTM esperam discutir a possível revogação da Lei 987, uma das principais reivindicações da categoria. Após essa data, o SINASEFE se reunirá novamente com todas as coordenações de greve locais para avaliar as propostas recebidas e planejar os próximos passos do movimento.

⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram