Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto: Ilustrativa
Postado em: 20/05/2025
O Governo Federal publicou nesta terça-feira (20/5), no Diário Oficial da União, um decreto que proíbe a oferta de cursos de graduação em medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia na modalidade de ensino a distância (EAD). A decisão havia sido anunciada na véspera pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Segundo o texto, os cursos presenciais devem ter, no mínimo, 70% da carga horária em atividades físicas, limitando a apenas 30% o uso de ferramentas de EAD — percentual que antes podia chegar a 40%. O novo decreto também define com mais clareza os limites e formatos das modalidades presencial, semipresencial e a distância.
Na mesma edição do DOU, o MEC publicou a Portaria nº 378, que reforça a exclusividade da modalidade presencial para os cinco cursos mencionados. As instituições terão um prazo de transição de dois anos para se adequar às novas regras.
A medida busca garantir a qualidade da formação acadêmica, especialmente em áreas que exigem forte carga prática, como saúde e direito.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCemig abre inscrições para curso gratuito sobre empreendedorismo sustentável
Prefeitura de Patrocínio lança projeto com nove medidas voltadas à valorização da educação municipal
Idoso de 90 anos mata homem com tiro na cabeça após discussão em bar de Carmo do Paranaíba
Polícia apreende drogas e prende suspeitos em operação no bairro Serra Negra, em Patrocínio