Foto: Ilustrativa
Postado em: 30/12/2020
Imagino que você ou já teve o Whatsapp clonado ou conhece alguém que teve, certo? De fato, esta modalidade de golpe cresceu de forma expressiva ao longo de 2020 e infelizmente há indícios de que deve continuar aumentando.
Em Patrocínio, nesta terça-feira, compareceram na sede do 46º Batalhão da Polícia Militar duas vítimas, um homem de 47 anos e uma mulher de 21 anos, que relataram que receberam uma ligação telefônica através do número 021 97235-6353, supostamente oriunda do Ministério da Saúde.
Segundo a PM as vítimas relataram que o estelionatário disse as vítimas que está fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19 e após um breve diálogo solicitou que lhe enviassem um número de protocolo que chegaria em seu aparelho celular.
Segundo as vítimas, assim que receberam os códigos em seus aparelhos e os repassaram via ligação telefônica, o aplicativo Whatsapp ficou indisponível.
As vítimas tomaram conhecimento através de parentes e amigos que suas contas do aplicativo Whatsapp foram clonadas, sendo que os estelionatários solicitavam transferências de valores em nomes delas.
As vítimas relataram que até o momento do registro não tomaram conhecimento se alguém haviam feito depósito decorrente desses pedidos.
A Polícia Militar alerta a comunidade sobre medidas de segurança contra clonagens do perfil do whatsapp:
- Proteja suas informações e dados pessoais nas redes sociais, cuidado com e-mail e links suspeitos;
- Ative a confirmação em duas etapas de seu aplicativo Whatsapp;
- Nunca repasse o código de segurança do aplicativo a terceiros;
- Sempre desconfie de solicitações de valores por pessoas de sua rede de contato;
- Caso receba solicitações de depósitos, transferências, pagamentos de boletos, entre em contato imediatamente e avise a pessoa pois ela é vítima da clonagem;
- Tire prints das conversas e determine que a pessoa lhe envie um áudio para explicar melhor a sua solicitação;
- Em caso de dúvidas acione a Polícia Militar.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos