Gaeco e Polícia Federal realizam operação contra quadrilha de roubo de cargas e lavagem de dinheiro em Patos de Minas e Carmo do Paranaíba

Gaeco e Polícia Federal realizam operação contra quadrilha de roubo de cargas e lavagem de dinheiro em Patos de Minas e Carmo do Paranaíba

Por Juliano Resende l Foto: Reprodução/ Divulgação PF

Texto:

Postado em: 17/10/2024

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo, iniciou nesta quinta-feira (17) a Operação Ladinos, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em crimes violentos, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os integrantes da organização são suspeitos de participação em roubos de cargas, homicídios e tráfico de drogas em diversos estados do Brasil.

A operação, que conta com mandados de prisão e busca e apreensão, teve ações em várias cidades de Minas Gerais, incluindo Patos de Minas e Carmo do Paranaíba. Além de Minas, a Operação Ladinos também acontece em outros estados como São Paulo, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas. Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão. Os bens e valores relacionados à organização criminosa, que totalizam R$ 382 milhões, foram bloqueados por ordem judicial.

A investigação, iniciada em 2022, revelou uma rede criminosa envolvida em crimes de grande repercussão, como roubos de cargas de defensivos agrícolas e homicídios. A organização é conhecida por sua capacidade de ocultar ganhos ilícitos por meio de empresas de fachada, laranjas e identidades falsas, movimentando um grande patrimônio de forma fraudulenta.

O nome Operação Ladinos faz referência à habilidade dos investigados em esconder e diluir seus proventos criminosos em um sistema financeiro complexo. A operação é resultado do trabalho especializado da PF em conjunto com o Gaeco/SP e outras forças de segurança pública. Desde dezembro de 2021, o grupo responsável pelas investigações já prendeu mais de 200 suspeitos em operações anteriores, como a Operação Rapina, em 2022.

 

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram