Ex-padre é preso suspeito de abusar de dezenas de crianças em Tiros

Ex-padre é preso suspeito de abusar de dezenas de crianças em Tiros

Por Juliano Resende

Texto:

Postado em: 24/10/2024

Nesta quarta-feira (23/10). O ex-padre conhecido como "Santo do Paraíso", de 77 anos, foi preso em sua residência, em Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele é acusado de estuprar diversas crianças ao longo de décadas, enquanto atuava em uma paróquia na Grande BH.

As investigações, iniciadas após denúncias de diversas mulheres que relataram terem sido abusadas pelo padre quando crianças, revelaram um quadro alarmante. Ao todo, mais de 60 vítimas relataram terem sofrido abusos sexuais entre os anos de 1970 e 2000, quando tinham apenas 7, 8 ou 9 anos.

Os crimes ocorriam em uma propriedade rural do padre, localizada no município de Tiros, onde ele levava as crianças em excursões organizadas pela paróquia. "Ele conseguia retirar essas crianças de perto dos responsáveis, com base na confiança, abusava delas e depois as devolvia", relatou o delegado titular em Tiros, Bruno Henrique de Deus.

Apesar do número elevado de vítimas, a maioria dos casos já está prescrita devido à alteração na legislação em 2012. No entanto, o caso que levou à prisão do ex-padre ainda não prescreveu.

A Arquidiocese de Belo Horizonte informou que o padre foi afastado definitivamente do ofício de sacerdote em 2021, após a confirmação da decisão pelo Tribunal do Dicastério para Doutrina da Fé, do Vaticano.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pediu a prisão preventiva do ex-padre, que foi acatada pela Justiça.

Conforme o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça Única de Tiros, se coloca à disposição para atender eventuais outras vítimas, por meio da sua Ouvidoria

 
 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram