Chefe do Cartório Eleitoral, João Batista dos Reis, assegura legitimidade das eleições e destaca o trabalho dos mesários
Postado em: 24/09/2024
O Cartório Eleitoral de Patrocínio concluiu, na última sexta-feira (22), o treinamento dos primeiros mesários e presidentes de seções eleitorais das cidades de Patrocínio, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e Guimarânia. Segundo o chefe do cartório, João Batista dos Reis, em entrevista à jornalista Leid Carvalho, da Módulo FM, todas as urnas eletrônicas dessas localidades já foram inseminadas, restando apenas as urnas de Patrocínio, cuja inseminação está em fase final.
"Já inseminamos em torno de 50 urnas em Patrocínio, de um total de 219 seções eleitorais", explicou. Na cidade são 219 urnas (uma para cada seção), além de outras 10 para contingências.
Sobre a segurança do processo eleitoral, João Batista assegurou que o sistema é confiável e blindado contra fraudes. “O voto é seguro, e o código fonte da urna é transmitido por uma rede com criptografia de dois milhões de caracteres. Além disso, as urnas não estão conectadas à internet, o que impede qualquer tentativa de invasão", afirmou. O chefe do cartório destacou ainda que a apuração dos votos é realizada localmente e enviada à junta de apuração para totalização.
João Batista também mencionou o preparo dos mesários, enfatizando a importância do papel deles na condução das eleições. "Os mesários são verdadeiros heróis da Justiça Eleitoral no dia da eleição, garantindo que o processo ocorra com tranquilidade", disse.
Quanto a eventuais problemas de energia, ele explicou que as urnas possuem autonomia de 10 horas de operação com bateria interna, o que previne atrasos na votação. "Estamos preparados para qualquer situação, e em caso de falta de energia, já estamos em contato com a Cemig para atuar rapidamente", assegurou.
A expectativa é de que os eleitores de Patrocínio conheçam os resultados das eleições até por volta das 20h30, com a totalização feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. João Batista reforçou a importância de um voto consciente e seguro. "O eleitor tem hoje total liberdade para escolher seus candidatos", concluiu.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramNota de Falecimento: Eurípedes Aparecido de Camargos, aos 65 anos
Patrocinense Gabriel Ávila conquista título Sul-Americano de Jiu-Jitsu e garante vaga no Mundial
MEC cogita iniciar inscrições do Sisu 2025 no dia 15 de janeiro
ENTREVISTA: 3º Fórum de Turismo do Cerrado Mineiro dias 22 e 23/11 no auditório da Dulcerrado
Evento celebra com sucesso os 10 anos do curso de Gestão Comercial do IFTM Patrocínio