Renomado pesquisador ressalta desafios e adaptações necessárias para garantir colheitas sustentáveis em meio às mudanças climáticas
Postado em: 23/08/2024
O Unicerp recebeu na noite desta quinta-feira (22) o renomado pesquisador Dr. Roberto Santinato para uma palestra especial sobre o impacto do clima na produção de café.
Durante o evento, realizado no auditório do NPJ, Dr. Roberto, que possui mais de 40 anos de experiência em Patrocínio, destacou os desafios enfrentados pelos produtores devido às altas temperaturas e geadas, que resultaram em uma quebra na safra deste ano.
Dr. Roberto explicou que, com temperaturas acima de 35°C, a fotossíntese das plantas é comprometida, impactando diretamente na qualidade dos grãos de café.
Ele também ressaltou a importância de práticas como irrigação, aumento de matéria orgânica no solo e a utilização de variedades de café resistentes à seca para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Além disso, Santinato compartilhou sua preocupação com o futuro da produção, afirmando que, apesar das dificuldades, os preços elevados do café podem compensar as perdas de produção.
Ele enfatizou que os produtores devem adotar uma cultura moderna e sustentável, evitando excessos que possam comprometer ainda mais a lavoura.
⌨️ Por André Luiz Costa e Jânio Luiz | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil