A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021
Postado em: 06/06/2023
Uma reunião na noite desta segunda-feira (05/06), deu início as conversas para a montagem de uma possível SAF no Clube Atlético Patrocinense.
Estiveram reunidos na Secretaria de Esportes da cidade, o atual presidente do Clube, Roberto Avatar, o ex-presidentes Marcos Antônio Silva, Reinaldo Luqui, Dr. Daniel Angelim advogado que representa o CAP, dentre outros diretores do clube e um grupo de Belo Horizonte formado pelo advogado Bruno Menezes, especialista em direito esportivo e um dos responsáveis pela formação da SAF do Athletic de São João Del Rey, o agente Fifa, Fred Faria, empresário de jogadores e Junior Augusto.
Foi apresentado pelo grupo de Belo Horizonte aos presentes, o plano para realizar um estudo e levantamento de viabilidade para indicar os caminhos para a conversão do CAP em um clube empresa. Neste processo que terá o prazo de 90 dias, o Clube Atlético Patrocinense não irá arcar com nenhum custo.
O que é uma SAF:
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.
Quais são as vantagens da SAF?
1. Regime tributário
Associações civis são isentas de vários impostos, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL). Havia resistência de dirigentes de optar por modelos convencionais de empresas, pois sociedades anônimas e limitadas têm carga tributária superior, então a SAF dispõe de um regime especial, em substituição.
Nos primeiros cinco anos após a constituição, a SAF está sujeita ao pagamento mensal de um tributo unificado, limitado a 5% sobre as receitas mensais, exceto transferências de atletas. A partir do sexto ano, a alíquota cai para 4%, mas passa a incidir sobre todas as receitas da empresa, inclusive vendas de direitos econômicos de jogadores.
2. Debêntures do futebol
A SAF pode emitir debêntures do futebol, um título de dívida. Torcedores podem investir dinheiro na compra desses títulos, com remuneração não inferior à caderneta de poupança, e resgatar o investimento após dois anos. O dinheiro aportado pode ser usado para pagar gastos, despesas ou dívidas do clube-empresa por seus administradores.
Quais são as desvantagens da SAF?
A Sociedade Anônima do Futebol se compromete com a criação de um Programa de Desenvolvimento Educacional e Social, no qual, em convênio com instituição pública de ensino, deverá promover medidas para desenvolver a educação por meio do futebol. Meninas também devem ser contempladas, com igual direito de acesso ao esporte.
A SAF pode investir em:
a) reformar ou construir escola pública, bem como quadra ou campo para a prática de futebol;
b) instituir sistema de transporte para alunos;
c) alimentar alunos durante períodos de recreação e treinamento;
d) capacitar ex-jogadores para ministrar e conduzir atividades;
e) contratar profissionais auxiliares, como preparadores físicos, nutricionistas e psicólogos;
f) adquirir equipamentos, materiais e acessórios necessários para a prática do futebol no âmbito do projeto.
Confira a cobertura completa da reunião realizada nesta segunda-feira (06/06), com o repórter Marcio Luiz:
Anderson Rocha/Márcio Luiz
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSine de Patrocínio abre diversas oportunidades de emprego nesta semana
Criminoso arromba oficina e furta mais de R$ 5 mil em Patrocínio
Finalistas do Concurso Rainha Nacional do Café 2025 são definidas e final acontece no dia 3 de abril
Catiguá fica em quarto lugar no Campeonato Estadual Sub-13 de Futsal
Atleta de Patrocínio é convocado novamente para defender a Seleção Brasileira Sub-20 de futsal