Custos à vista: pedágio na BR-365 e MGC-462 poderá ser cobrado no próximo mês

Custos à vista: pedágio na BR-365 e MGC-462 poderá ser cobrado no próximo mês

Por Juliano Resende

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Postado em: 18/09/2023

Os motoristas que trafegam pela BR-365, no trecho entre Patrocínio e Uberlândia, e na MGC-462, no trecho entre Patrocínio e Perdizes, podem em breve ser obrigados a desembolsar uma tarifa de pedágio para continuar utilizando essas vias. A aprovação para o início da cobrança está programada para o mês de novembro, no entanto, devido a contrapartidas iniciais sejam cumpridas, poderá ser no próximo mês.

De acordo com informações fornecidas pela empresa EPR Triângulo, que administra as nove rodovias da região, a tarifa proposta está em torno de R$ 11,48, sujeita a reajustes com base no IPCA até o início da cobrança. Além disso, descontos progressivos serão oferecidos aos motoristas que frequentemente utilizam essas estradas.

No total, serão instaladas oito praças de pedágio ao longo dos 627,4 quilômetros que compreendem as nove rodovias. O edital também prevê a possibilidade de antecipação da cobrança do pedágio, caso a empresa cumpra os investimentos planejados e o marco contratual seja atingido. Segundo a própria EPR Triângulo, estão preparados para iniciar a operação assim que possível.

O contrato, com prazo de 30 anos, prevê que a concessionária realize a exploração da infraestrutura, operação, manutenção, monitoramento, conservação, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço. Ao longo desses anos, serão investidos no lote Triângulo Mineiro cerca de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários.

Entretanto, a notícia da iminente cobrança do pedágio tem gerado preocupações quanto à manutenção das estradas, causando insatisfação tanto entre os motoristas quanto entre a população local. Até o momento, o trecho da BR-365 entre Patrocínio e Uberlândia não recebeu recapeamento ou duplicação, embora tenha havido progresso na limpeza da via e na instalação das praças de pedágio.

No caso da MGC-462, embora o trecho após a ponte do Rio Quebra Anzol até a cidade de Perdizes apresente um estado de conservação satisfatório, partes em outras áreas têm causado desagrado e insatisfação, especialmente entre os residentes de Patrocínio, que almejam uma rodovia de alta qualidade.

Motoristas têm expressado descontentamento em relação à qualidade da pavimentação realizada até a ponte do Rio Quebra Anzol, alegando que a camada de asfalto usada para preencher os buracos é excessivamente fina, resultando em trechos com vibração considerável. Com a chegada do período de chuvas, há temores de que essa camada de asfalto possa não resistir à deterioração, levando à recorrência dos buracos e potencialmente colocando em risco a segurança dos condutores.

A expectativa é que a administração das rodovias tome medidas para atender às preocupações dos usuários e garantir a manutenção adequada das estradas, à medida que se prepare para implementar o sistema de pedágio.

 
 

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