Da redação da Módulo FM
Postado em: 27/11/2025
As bandas civis de Minas Gerais foram oficialmente registradas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A decisão foi formalizada durante o 1º Encontro Estadual de Bandas, realizado no dia 22 de novembro, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, que reuniu mais de 30 corporações musicais.
A Corporação Musical Abel Ferreira, de Patrocínio, participou do evento e da reunião de deliberação realizada pelo IEPHA-MG, que aprovou o reconhecimento do conjunto das bandas de música como patrimônio imaterial mineiro.
Fundada em 17 de junho de 1980, a banda surgiu a partir das ações do Centro Cultural Enéas Ferreira de Aguiar, criado por um grupo de mulheres de Patrocínio com o objetivo de promover atividades artísticas e culturais. O nome homenageia o músico e compositor Abel Ferreira, natural de Coromandel, reconhecido por sua contribuição ao choro e à música brasileira.
A Corporação Musical Abel Ferreira mantém atuação contínua na cidade, contribuindo para a preservação da tradição das bandas civis em Minas Gerais.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPrefeitura de Patrocínio anuncia início do programa Busão Livre em janeiro de 2026
Corporação Musical Abel Ferreira integra registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais
Polícia Militar Rodoviária apreende eletrônicos sem nota fiscal na CMG-462
Acidente envolve quatro veículos, mas provoca apenas danos materiais na MG-230, em Patrocínio