.
Postado em: 06/01/2022
Na tarde desta quarta-feira (5) foi realizada no Auditório Geraldo Campos a primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Patrocínio onde foram levantadas diversas pautas, dentre elas, a criação do Curso Técnico Agrícola, o Campeonato Rural de Futebol e a eleição de nova diretoria do conselho.
Segundo o atual presidente do CMDRS, Israel Pinheiro da Silva, as chapas já estão sendo montadas e ele não irá se candidatar para reeleição. “O meu nome não vai estar como novo presidente porque eu já participei nos meus dois anos e acho que o que eu tinha de fazer aqui, eu já fiz nesses dois anos. Fiz pouco porque desse através Covid a gente quase não teve reunião. Mas o mês que vem a gente já vai estar fazendo a eleição e no mês de março a posse e já agradeço desde já a todos que me ajudaram nesses dois anos de mandato”, afirmou.
Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Oswaldo Rodrigues Ferreira, também foi debatido na reunião sobre a aproximação da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos com as comunidades rurais da cidade, onde o atual Vice-Presidente da CMDRS, Jean Carlos Alex Alves da Silva, fará a ponte listando as necessidades da área rural. Além disso, em relação à eleição, ele pontuou que aparecerá um candidato que fará um trabalho diferenciado e estará envolvido com todos os conselhos rurais do município, o que é muito importante.
Já o Vereador Odirlei Magalhães informou o quão importante é o Curso Técnico Agrícola que será desenvolvido em parceria com o IFTM Campus Patrocínio, principalmente em razão da grande procura por famílias de baixa renda que buscam capacitar os seus jovens para eles poderem entrar no mercado de trabalho mais rápido. O vereador, que já foi Secretário Municipal de Agricultura e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ainda alertou sobre a necessidade de os conselhos estarem presentes na eleição para que o CMDRS possa continuar orientando o Poder Executivo em torno do que é importante para o desenvolvimento das comunidades rurais.
“Então a legislação, a lei que estrutura o CMDRS, ela não impede, ela não diz que não pode ser um membro do poder público. O exercício que a gente fez hoje na reunião é de que não é interessante que seja um membro do poder público, o interessante é que, considerando que a própria lei diz que a maioria dos membros do CMDRS é da sociedade civil, nada mais justo do que, ao meu entendimento, que a diretoria sendo CMDRS também seja é da sociedade civil e não do poder público”, concluiu.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramEPR Triângulo inicia reabilitação de mais de 100 km de rodovias no Triângulo Mineiro
Carajás/Fluminense avança às quartas de final do Regional como líder geral
Polícia Militar usa balas de borracha para conter motociclista que empinava moto em Patrocínio
Dois foragidos da Justiça são capturados em operações da Polícia Militar em Patrocínio
Discussão entre irmãs em Patrocínio termina com facada durante confraternização