Por Juliano Resende
Postado em: 30/08/2023
A concessionária EPR Triângulo completou seis meses de administração das nove rodovias da região, que fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do governo de Minas Gerais. Contudo, apesar dos esforços empreendidos, preocupações referentes à manutenção das estradas têm gerado descontentamento tanto entre os motoristas quanto a população de Patrocínio.
Enquanto o trecho da rodovia que se estende após a ponte do Rio Quebra Anzol exibe um estado de conservação satisfatório, partes em outras áreas têm sido objeto de desagrado e descontentamento, particularmente entre os residentes de Patrocínio, que aspiram por uma rodovia de alta qualidade capaz de se destacar na região.
Motoristas têm manifestado descontentamento com a qualidade da pavimentação realizada até a ponte do Rio Quebra Anzol. Segundo relatos, a camada de asfalto utilizada para tapar os buracos é excessivamente fina, resultando em trechos com considerável vibração. Alguns condutores expressaram preocupações quanto à chegada do período de chuvas, temendo que essa camada de asfalto possa não resistir à deterioração, levando à reincidência dos buracos.
A concessionária Rodovias do Triângulo deu início aos trabalhos em 24 de fevereiro de 2023, assumindo a administração do lote de rodovias da região, compreendendo a BR-365 entre Patrocínio e Uberlândia, assim como a rodovia MGC-462, que conecta Patrocínio a Perdizes.
Em consonância com os termos do contrato, a cobrança de pedágio está programada para ser iniciada ainda neste ano, por volta de meados de novembro. De acordo com informações fornecidas pela assessoria da empresa, a tarifa proposta gira em torno de R$ 11,48, embora esteja sujeita a reajustes com base no IPCA até o início da cobrança. Descontos progressivos serão disponibilizados para motoristas que frequentemente utilizam essas vias.
O edital de concessão estipulou que o ano de 2023 seria destinado para a implementação de medidas iniciais de correção e manutenção do pavimento e sistema de drenagem, bem como para a revitalização da sinalização e o aprimoramento da segurança viária em toda a extensão das rodovias concedidas. A EPR Triângulo assegura que está empregando soluções de engenharia de última geração, customizadas às particularidades regionais, para efetuar esses investimentos.
BR-452: Trecho entre os cruzamentos com a MG-190 em Nova Ponte e a BR-262 em Araxá.
CMG-452: Extensão entre os cruzamentos com a BR-365 em Uberlândia (B) e a MG-190 em Nova Ponte.
CMG-462: Percorrendo desde os cruzamentos com a BR-365 em Patrocínio até a BR-452 (A). Reinicia no cruzamento com a BR-452 (B) e se estende até o encontro com a BR-262 em Perdizes.
LMG-782: Rodovia que se estende entre os cruzamentos com a BR-365 em Monte Carmelo e a MG-190 em Iraí de Minas.
LMG-798: Rota que vai desde o cruzamento com a MG-190 em Nova Ponte até Uberaba.
LMG-812: Trecho compreendido entre os cruzamentos com a MG-190 em Nova Ponte e a BR-452, ainda dentro de Nova Ponte.
MG-190: Rota entre os cruzamentos com a BR-365 em Romaria e a LMG 798 em Nova Ponte. O segmento de 2 km referente à Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte não faz parte do Sistema Rodoviário.
MG-427: Trecho entre os cruzamentos com a BR-050/BR-262 em Uberaba e a BR-364 em Planura.
BR-365: Rodovia que vai dos cruzamentos com a CMG-462 em Patrocínio até o Anel Viário de Uberlândia.
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