Foto: Lesley Ribeiro/CBF
Postado em: 16/02/2024
Nove dos 20 times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro enviaram um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para que a competição seja pausada durante a Copa América. O torneio de seleções será disputado de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos.
Athletico-PR, Atlético Mineiro, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco foram os clubes que solicitaram a paralisação a entidade máxima do futebol brasileiro. A mudança no calendário teria como objetivo inverter as quatro rodadas previstas durante a Copa América pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, de modo que nenhuma equipe fosse desfalcada durante o Brasileirão.
A Copa América faz parte do calendário da Fifa, e os clubes são obrigados a liberar seus atletas, o que deverá causar vários desfalques nas equipes para a disputa das rodadas do Brasileirão previstas para o período.
Se aprovada pela CBF, a mudança adiaria a final da Copa do Brasil. As oitavas e quartas de final seriam antecipadas para o período durante a Copa América, mas a decisão do torneio passaria para os dias 11 e 15 de dezembro, após o fim do Brasileirão.
Em entrevista ao site Globoesporte.com, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues destacou que encaminhou o ofício a diretoria de competições da entidade para que possam analisar todos os pontos que os clubes solicitaram. Ednaldo disse que o documento é complexo e que não é apenas fazer um adiamento de duas partidas pós-Brasileiro. Que envolve também os direitos de transmissão, de patrocinadores que estão já sabendo que a competição terminaria naquelas datas.
Segundo o presidente, a CBF sempre vai buscar entender e dar respostas que sejam técnicas para que os clubes sejam envolvidos. É isso que temos feito, mas já sabendo de antemão que tem uma série de outras intervenções que impactam no calendário já tão castigado que é o brasileiro.
Anderson Rocha/Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos