Cispar recebe Título de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Cispar recebe Título de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Produtores da região que estão adequados às normas do Sisbi podem vender seus produtos para todas as regiões do Brasil

Texto:

Postado em: 01/12/2021

Foi realizada na última sexta-feira (26), na cidade de Iguatemi-MS, a entrega de Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para oito consórcios públicos municipais, que obtiveram o reconhecimento de equivalência ao Sistema. O Cispar foi um dos contemplados, e na oportunidade, esteve representado pelo seu presidente, prefeito Adílio Alex, e o Veterinário e Coordenador do Serviço de Inspeção Regional, Pedro Pinheiro.

Com o reconhecimento, os produtos de origem animal registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados ao Cispar, podem ser comercializados em todo território nacional. A adesão destes consórcios beneficia as agroindústrias dos municípios do Alto Paranaíba que já aderiram ao projeto.

Segundo Pedro Pinheiro, o recebimento do título de adesão, representa um reconhecimento à equipe do CISPAR e do Serviço de Inspeção Regional, que participaram de diversas capacitações e seguiram todas as orientações do Ministério da Agricultura para adequação ao SISBI-POA, viabilizando o serviço sobretudo nos municípios menores.

“É o resultado de mais de dois anos de trabalho sendo feito aqui através do consórcio Cispar. No serviço de inspeção, o nosso maior objetivo era conseguir essa equivalência. O que nós recebemos foi um certificado do Ministério da Agricultura de que o nosso serviço de inspeção é equivalente ao Serviço de Inspeção Federal executado pelo Ministério da Agricultura. Então, isso além de reconhecer o nosso trabalho, de que o nosso trabalho de inspeção é bem-feito, bem executado, também significa que os produtores registrados no serviço de inspeção e que conseguirem se adequar às normas do Sisbi, eles vão poder vender o produto deles no Brasil inteiro, sendo que hoje eles tem a limitação de venda dentro do território do consórcio, que são dezessete municípios da região”, afirmou.

Além do papel de fiscalizar e certificar, o Serviço de Inspeção Regional tem uma importante atuação na orientação às pequenas agroindústrias, no sentido de boas práticas na fabricação e estratégias de comercialização e ampliação de oportunidades. No Alto Paranaíba, participam do consórcio do Serviço de Inspeção Regional, os seguintes municípios: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, João Pinheiro, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gotardo e Serra do Salitre.

O veterinário ainda informou que os produtores de Patrocínio que quiserem se registrar e se legalizar podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, pois eles serão orientados de como proceder com registro.

 

Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram