Produtores da região que estão adequados às normas do Sisbi podem vender seus produtos para todas as regiões do Brasil
Postado em: 01/12/2021
Foi realizada na última sexta-feira (26), na cidade de Iguatemi-MS, a entrega de Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para oito consórcios públicos municipais, que obtiveram o reconhecimento de equivalência ao Sistema. O Cispar foi um dos contemplados, e na oportunidade, esteve representado pelo seu presidente, prefeito Adílio Alex, e o Veterinário e Coordenador do Serviço de Inspeção Regional, Pedro Pinheiro.
Com o reconhecimento, os produtos de origem animal registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados ao Cispar, podem ser comercializados em todo território nacional. A adesão destes consórcios beneficia as agroindústrias dos municípios do Alto Paranaíba que já aderiram ao projeto.
Segundo Pedro Pinheiro, o recebimento do título de adesão, representa um reconhecimento à equipe do CISPAR e do Serviço de Inspeção Regional, que participaram de diversas capacitações e seguiram todas as orientações do Ministério da Agricultura para adequação ao SISBI-POA, viabilizando o serviço sobretudo nos municípios menores.
“É o resultado de mais de dois anos de trabalho sendo feito aqui através do consórcio Cispar. No serviço de inspeção, o nosso maior objetivo era conseguir essa equivalência. O que nós recebemos foi um certificado do Ministério da Agricultura de que o nosso serviço de inspeção é equivalente ao Serviço de Inspeção Federal executado pelo Ministério da Agricultura. Então, isso além de reconhecer o nosso trabalho, de que o nosso trabalho de inspeção é bem-feito, bem executado, também significa que os produtores registrados no serviço de inspeção e que conseguirem se adequar às normas do Sisbi, eles vão poder vender o produto deles no Brasil inteiro, sendo que hoje eles tem a limitação de venda dentro do território do consórcio, que são dezessete municípios da região”, afirmou.
Além do papel de fiscalizar e certificar, o Serviço de Inspeção Regional tem uma importante atuação na orientação às pequenas agroindústrias, no sentido de boas práticas na fabricação e estratégias de comercialização e ampliação de oportunidades. No Alto Paranaíba, participam do consórcio do Serviço de Inspeção Regional, os seguintes municípios: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, João Pinheiro, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gotardo e Serra do Salitre.
O veterinário ainda informou que os produtores de Patrocínio que quiserem se registrar e se legalizar podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, pois eles serão orientados de como proceder com registro.
Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramNota de Falecimento: Eurípedes Aparecido de Camargos, aos 65 anos
Patrocinense Gabriel Ávila conquista título Sul-Americano de Jiu-Jitsu e garante vaga no Mundial
MEC cogita iniciar inscrições do Sisu 2025 no dia 15 de janeiro
ENTREVISTA: 3º Fórum de Turismo do Cerrado Mineiro dias 22 e 23/11 no auditório da Dulcerrado
Evento celebra com sucesso os 10 anos do curso de Gestão Comercial do IFTM Patrocínio