.
Postado em: 22/11/2022
Foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde nessa terça-feira (22) a vacinação contra a Meningite C em cinco públicos:
• Pessoas com idades entre 16 e 30 anos;
• Trabalhadores da saúde;
• Trabalhadores da educação do Ensino Superior e Técnico;
• Trabalhadores de Farmácias;
• Estudantes de Curso Superior e Técnico.
Segundo a pasta esta campanha tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.
A aplicação ocorrerá na próxima quarta-feira (23) das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana, das 13h às 16h30 no PACS e das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30 na área rural.
É necessária a apresentação do cartão de vacinas, além do CPF e de um documento com foto. Além disso, trabalhadores da área da saúde, da educação e de farmácias devem apresentar documento que comprove o vínculo empregatício. Já estudantes devem apresentar documento que comprove matrícula nos cursos.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda orientou que quem já tiver recebido as vacinas Meningite C ou a ACWY há menos de cinco anos não é necessária outra dose.
A campanha atual visa evitar surtos da doença na cidade e no estado, visto a ocorrência em algumas regiões do país. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de janeiro a setembro deste ano, no estado, foram registrados 617 casos confirmados e 92 óbitos de todas as etiologias que causam a meningite. Em 2021, foram 522 casos e 50 óbitos.
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença.
Com informações ASCOM PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram