Cerrado mineiro comemora Dia Nacional do Café com foco na origem controlada e consumo interno

Cerrado mineiro comemora Dia Nacional do Café com foco na origem controlada e consumo interno

Região, com 55 municípios e 234 mil hectares cultivados, produz cerca de seis milhões de sacas anuais

Texto:

Postado em: 24/05/2024

No Dia Nacional do Café, celebrado neste 24 de maio, destaca-se a Região do Cerrado Mineiro, conhecida por sua inovação e sustentabilidade na cafeicultura. A região, que possui a maior área de cafeicultura regenerativa certificada do país, com quase 30.000 hectares, exemplifica o compromisso dos cafeicultores com práticas sustentáveis e inovadoras.

O diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, foi ouvido pela reportagem da Módulo FM para falar sobre a importância da data e os esforços da região em promover a qualidade e a origem controlada do café. "O café é uma bebida que produzimos com excelência. A nossa região é a primeira denominação de origem para café no Brasil, e Patrocínio é o maior município produtor de café do país. O selo de origem atesta e garante essa qualidade," destacou Tarabal.

A agricultura regenerativa na região foca na conservação da fauna e flora, proteção de mananciais, cobertura do solo e técnicas climaticamente inteligentes. A região, com 55 municípios e 234 mil hectares cultivados, produz cerca de seis milhões de sacas anuais, representando uma parte significativa da produção estadual e nacional. As condições climáticas e geográficas únicas resultam em grãos de alta qualidade com notas distintas de caramelo, chocolate, nozes e acidez cítrica equilibrada.

Tarabal enfatizou a importância da promoção do consumo interno do café. "O mercado brasileiro é o segundo maior do mundo para café, consumindo cerca de 20 milhões de sacas anualmente, só perdendo para os Estados Unidos," explicou. Quanto aos desafios do setor, apontou dois principais: a educação do consumidor e os desafios climáticos na produção. "O consumidor precisa ganhar mais conhecimento sobre o que é um café de qualidade. Na produção, o desafio climático é uma realidade com o aumento da temperatura."

Ainda assim, cerca de 70% da produção do Cerrado Mineiro é exportada, atingindo mais de 50 países. Em 2022, a região comercializou um milhão de sacas com o selo DO, reforçando sua reputação internacional.

Quanto à 12ª edição do Prêmio Cerrado Mineiro, a Federação está nos preparativos finais para o lançamento em junho.

⌨️ Por André Luiz Costa, Tony Galvão e Jânio Luiz / Módulo FM com Adriana Bernardes / Ascom FCC

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram