Região, com 55 municípios e 234 mil hectares cultivados, produz cerca de seis milhões de sacas anuais
Postado em: 24/05/2024
No Dia Nacional do Café, celebrado neste 24 de maio, destaca-se a Região do Cerrado Mineiro, conhecida por sua inovação e sustentabilidade na cafeicultura. A região, que possui a maior área de cafeicultura regenerativa certificada do país, com quase 30.000 hectares, exemplifica o compromisso dos cafeicultores com práticas sustentáveis e inovadoras.
O diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, foi ouvido pela reportagem da Módulo FM para falar sobre a importância da data e os esforços da região em promover a qualidade e a origem controlada do café. "O café é uma bebida que produzimos com excelência. A nossa região é a primeira denominação de origem para café no Brasil, e Patrocínio é o maior município produtor de café do país. O selo de origem atesta e garante essa qualidade," destacou Tarabal.
A agricultura regenerativa na região foca na conservação da fauna e flora, proteção de mananciais, cobertura do solo e técnicas climaticamente inteligentes. A região, com 55 municípios e 234 mil hectares cultivados, produz cerca de seis milhões de sacas anuais, representando uma parte significativa da produção estadual e nacional. As condições climáticas e geográficas únicas resultam em grãos de alta qualidade com notas distintas de caramelo, chocolate, nozes e acidez cítrica equilibrada.
Tarabal enfatizou a importância da promoção do consumo interno do café. "O mercado brasileiro é o segundo maior do mundo para café, consumindo cerca de 20 milhões de sacas anualmente, só perdendo para os Estados Unidos," explicou. Quanto aos desafios do setor, apontou dois principais: a educação do consumidor e os desafios climáticos na produção. "O consumidor precisa ganhar mais conhecimento sobre o que é um café de qualidade. Na produção, o desafio climático é uma realidade com o aumento da temperatura."
Ainda assim, cerca de 70% da produção do Cerrado Mineiro é exportada, atingindo mais de 50 países. Em 2022, a região comercializou um milhão de sacas com o selo DO, reforçando sua reputação internacional.
Quanto à 12ª edição do Prêmio Cerrado Mineiro, a Federação está nos preparativos finais para o lançamento em junho.
⌨️ Por André Luiz Costa, Tony Galvão e Jânio Luiz / Módulo FM com Adriana Bernardes / Ascom FCC
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAtualizada - Nota de Falecimento: Alessandro Xavier de Paula, aos 45 anos
Consep e PM recebem do Sicoob Coopacredi doação de mais um ponto de monitoramento do Olho Vivo Rural
Homem tem carteira furtada enquanto atravessava faixa de pedestres no bairro Serra Negra
Passageira com mandado de prisão é detida em fiscalização na MG-190