Postado em: 13/02/2020
A Mineradora Yara, que funciona em Serra do Salitre detectou um extravasamento de água em uma de suas represas em decorrência do grande volume de chuva que tem caído na região e com isso acionou a Defesa Civil de Patos de Minas, que pro sua vez entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Patrocínio para fazer a averiguação da situação.
No local, os bombeiros militares detectaram junto com uma engenheira da empresa que o que ocorreu, foram os 93 milímetros de chuva que caíram no dia 12 de fevereiro o que provocou o extravasamento de uma das represas de água limpa e com isso uma estrada acabou sendo encoberta.
Foi verificado que as barragens da mineradora estão todas intactas e não oferece qualquer tipo de risco.
Segundo nota da Yara, divulgou que devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas, a estrada provisória de acesso à comunidade de Grota do Cedro, em Serra do Salitre (MG), foi interditada.
A equipe do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS), com apoio da prefeitura do município, está analisando alternativas para retomar rapidamente o acesso à localidade. Em paralelo, equipes do CMSS atuam na sinalização da estrada e na orientação aos motoristas.
A Yara reitera que não há qualquer anormalidade nas três barragens que integram o Complexo. Permanece de forma simultânea o monitoramento diário nas barragens com o objetivo de garantir a segurança e a estabilidade de cada uma. Isso acontece por meio de inspeções visuais, câmeras de monitoramento, aferição por instrumentos geotécnicos em tempo real 24 horas, sete dias por semana.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram