Alteração no Plano Diretor para viabilizar MCMV em Patrocínio é aprovada pela Câmara

Alteração no Plano Diretor para viabilizar MCMV em Patrocínio é aprovada pela Câmara

Conjunto de apartamentos será construído no bairro Cruzeiro da Serra; oposição protesta contra o local escolhido

Texto:

Postado em: 03/04/2024

O prefeito de Patrocínio, Deiró Marra, eviou um projeto para ser votado em regime de urgência na reunião da Câmara Municipal desta semana, alterando alguns parágrafos do Plano Diretor. As mudanças foram aprovadas. O objetivo, segundo o líder do governo na Casa, vereador Natanael Diniz, é viabilizar a construção dos apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Cruzeiro da Serra.

Natanael argumenta que o Plano Diretor de Patrocínio é de 2014 e devido à expansão da zona urbana é necessário que haja estas alterações. "O Município aderiu à primeira fase do programa Minha Casa Minha Vida e como houve esse crescimento da zona urbana naquela localidade que receberá os apartamentos populares esse projeto é de suma importância, por isso a urgência dele", diz. A construção será em uma área cedida pela Prefeitura de Patrocínio, que passará a se chamar Condomínio Residencial Cristo Redentor I.

Já o vereador Panxita protestou. "É um projeto que veio a toque de caixa mais uma vez, sem maiores informações, sem trazer o mapa do projeto e sem falar realmente o significado desse projeto", comentou. O parlamentar reconhece a importância do Minha Casa Minha Vida, mas argumenta que foi contra o projeto porque acredita que outro local seria mais apropriado. "Patrocínio é uma cidade grande, rica, poderosa, que tem áreas melhores para que possa dar uma moradia digna para essas pessoas", citando o bairro Jardim Sul que Panxita diz que é plano e sem a necessidade dos moradores atravessarem uma rodovia, no caso, a BR-365.

Natanael Diniz tem outra opinião. "Até citei que o Compur (Conselho Municipal de Política Urbana e Rural) e uma própria audiência pública que foi aqui cobrada acho que não iriam se indispor contra esse crescimento. Inclusive o que a população mais quer é a chegada e começar o cadastramento das casas populares. Vou me ater à própria justificativa do projeto: o prefeito alterando algumas partes do Plano Diretor para adequar diante do banco público para que essas casas possam começar no município", argumenta.

Após muita discussão, o projeto foi aprovado por 10 votos favoráveis e três contrários.

⌨️ Por André Luiz Costa | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram