A expectativa é de que sejam imunizados cerca de 10 milhões de animais em Minas Gerais
Postado em: 26/10/2021
Iniciará na próxima segunda-feira a segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa em Minas Gerais. De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o objetivo da campanha é preservar a saúde dos rebanhos e também manter o compromisso com o agronegócio do estado.
A imunização deve ser realizada até dia 30 de novembro em bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. Segundo o IMA, responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha, a expectativa é de que sejam imunizados cerca de 10 milhões de animais em Minas Gerais.
O prazo para comprovar a vacinação terminará no dia 10 de dezembro e para facilitar a localização da propriedade, o IMA recomenda o envio do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração.
Apesar da pandemia, este ano a primeira etapa da campanha, realizada entre maio e julho, conseguiu abranger 97% de bovinos e bubalinos no estado. Além disso, mais de 350 mil produtores imunizaram aproximadamente 23 milhões de animais. O IMA continuará realizando a fiscalização de forma remota nesta fase da campanha.
A multa para o produtor que não vacinar os animais até a data estipulada será de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, algo em torno de R$ 92,79 (noventa e dois reais e setenta e nove centavos) por cabeça de gado. Já quem não entregar a declaração de vacinação a tempo poderá ser multado em 5 Ufemgs, o que equivale a R$ 18,55 (dezoito reais e cinquenta e cinco centavos) por cabeça.
Com informações Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram