Março Lilás é lançado no Instituto de Prevenção Júlia do Prado em Patrocínio

Março Lilás é lançado no Instituto de Prevenção Júlia do Prado em Patrocínio

Por André Luiz Costa | Módulo FM

Texto:

Postado em: 28/02/2025

O Instituto de Prevenção Júlia do Prado, em Patrocínio, realizou na tarde desta quinta-feira (27) o lançamento do Março Lilás, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de colo de útero.

A iniciativa, promovida pelo Hospital de Amor, tem como objetivo reforçar a importância dos exames preventivos e da informação para a população feminina.

Durante a abertura da campanha, a gestora do Instituto, Ana Paula Ribeiro, destacou a relevância da prevenção. "Assim como o Outubro Rosa, queremos que o Março Lilás tenha a mesma grandiosidade e impacto. Nossa intenção é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero", afirmou.

A superintendente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Andreia Ribeiro, também ressaltou a relevância da campanha. "Esse mês, que antes ficava apagado ou se misturava com o Outubro Rosa, agora ganha força com a realização de várias ações para informar e mobilizar a comunidade", disse.

Também estiveram presentes ao lançamento a vereadora Lisandra da Saúde, a primeira-dama de Patrocínio, a médica Dra. Gabriela Guimarães Brasileiro, a secretária municipal de Saúde de Guimarânia, Fabiana Bustamante, e representantes de cidades vizinhas.

A programação do Março Lilás inclui palestras em unidades de saúde, empresas e instituições de ensino, além da ampliação da oferta de exames preventivos.

Mulheres com idade entre 25 e 64 anos podem realizar o exame preventivo gratuitamente no Instituto de Prevenção Júlia do Prado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O câncer do colo do útero é considerado o tipo de câncer que apresenta condições mais promissoras para o controle com possibilidades inclusive de eliminação.

Fazem parte do arsenal de enfrentamento a esse câncer a vacinação contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano) cuja infecção persistente é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença.

Além disso, outra estratégia não menos valiosa é a detecção precoce de lesões do colo uterino classificadas como precursoras do câncer e que podem ser tratadas com procedimento simples e alcançar altas taxas de cura.

ASSISTA ABAIXO COM JÂNIO LUIZ AO LANÇAMENTO DO MARÇO LILÁS

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram