Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para o primeiro turno nesta semana em Patrocínio

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para o primeiro turno nesta semana em Patrocínio

.

Texto:

Postado em: 19/09/2022

Terá início nesta quarta-feira (21) os procedimentos de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições de 2022, em 2 de outubro, na zona eleitoral de Patrocínio. Serão realizados os procedimentos de geração de mídia, carga, lacração de urna e conferência de data e hora das urnas.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Patrocínio, João Batista dos Reis, o procedimento inicia no dia 21 de setembro, por meio de audiência pública, e segue até a data final, dia 25 de setembro. Todo o procedimento é regulamentado por meio do edital nº 27 de 2022.

“Será dada carga nas urnas de votação dos municípios de Patrocínio, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia e Serra do Salitre, com data de início prevista para dia 21 de setembro, momento no qual terão início os seguintes procedimentos: inclusão das tabelas de candidatos, relação de eleitores e sessões nas urnas eletrônicas, por meio das mídias de aplicação de cargas bem como das mídias de aplicação de votação e também das mídias de resultado nos respectivos compartimentos. Ato contínuo, terão início os testes de funcionamento das urnas, lacração de seus compartimentos e sua acomodação em caixas identificadas com a zona eleitoral, o município, a sessão e a composição da mesa receptora de votos a que se destinam”, informou.

O procedimento é realizado em cerimônia pública, das 08h às 18h, no Cartório Eleitora de Patrocínio, e pode ser acompanhado por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral, a exemplo do Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça e das Forças Armadas.

Durante a cerimônia, as entidades fiscalizadoras poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. A verificação por amostragem será realizada em no mínimo 3% e no máximo 6% das urnas de cada zona eleitoral. Caso não haja fiscalização de entidades, o próprio cartório eleitoral realizará o procedimento em 3% dos equipamentos e, no mínimo, em uma urna por município.

 

Stéfany Dias/Rafael Pires - Módulo FM com informações TRE-SP

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram