Sono é responsável por 20% dos acidentes no Brasil
Postado em: 06/12/2023
Motoristas profissionais, que dirigem caminhões ou ônibus interestaduais, não descansam o mínimo exigido por lei antes de pegar a estrada. Entre outras regras, a Lei dos Caminhoneiros determina descanso de pelo menos 11 horas em 24 horas de trabalho.
Um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal, no entanto constatou que um em cada três caminhoneiros ou motoristas de ônibus interestaduais, ou seja, um terço, não cumpre o período de descanso.
A PRF fez o levantamento em rodovias do país entre janeiro e outubro deste ano. Ao todo, mais de 90 mil motoristas foram fiscalizados. Entre eles, mais de 32 mil reconheceram que descansavam menos de 8 horas.
A falta de intervalo adequado nas viagens de caminhão e ônibus é um problema histórico para motoristas, de acordo com a PRF. Movidos por prazos curtos e possibilidades de lucros maiores, eles não observam o mínimo exigido.
A falta de sono representa um risco e tanto para a segurança nas pistas. De acordo com dados da Associação Brasileira do Sono, o sono é responsável por cerca de 20% dos acidentes e 30% das mortes no Brasil.
Há ainda um outro problema. Para driblar o cansaço, muitos motoristas profissionais recorrem a produtos químicos para se manter acordados. A cocaína é uma das drogas mais usadas.
Agência Rádio 2
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram