Postado em: 09/04/2020
Neste momento de pandemia, várias instituições se mobilizam para auxiliar a sociedade no enfrentamento da crise. A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que lidam no combate à Covid-19 preocupa. Diante disso, a UFV-Rio Paranaíba está confeccionando máscaras de proteção (face shield) de uso individual. Essas máscaras, produzidas com a utilização de uma impressora 3D, seguem as normas de produção da ANVISA publicadas em caráter extraordinário e temporário, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao Sars-CoV2.
A fabricação das máscaras é parte das ações da Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19, do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV que testou e validou o modelo a ser produzido. Segundo a professora Raiane Machado Gomes, que coordena a iniciativa do curso de Engenharia de Produção no campus de Rio Paranaíba, todas as máscaras de proteção fabricadas serão doadas para hospitais e unidades de saúde do Alto Paranaíba. A expectativa de capacidade de produção, inicialmente, é de 1.000 máscaras de proteção.
Segundo o diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba, professor Renato Ruas, a universidade teve autorização da Fundação Ezequiel Dias, para realização testes para detecção do novo Coronavirus, que será realizado no Campus, no laboratório de genética clínica.
A Fundação Ezequiel Dias credenciou 19 laboratórios em Minas Gerais desses dezenove, seis laboratórios são da Universidade Federal de Viçosa, sendo um em Rio Paranaíba.
Também houve a mobilização de vários professores e técnicos de laboratório em várias frentes de atuações, uma delas é a produção de álcool 70%. Foi adquirido cerca de 300 embalagens de frascos borrifadores que estão chegando, onde será distribuído inicialmente para algumas unidades de saúde e para aquelas aqueles setores que eventualmente nos demandar.
O curso de nutrição que elaborou algumas cartilhas alguns encartes para distribuição nos restaurantes e lanchonetes a fim de orientar os empresários e profissionais do setor da melhor forma possível de enfrentar de uma forma higiênica.
Para viabilizar e aumentar essa capacidade é necessário recursos para compra de materiais. Assim, a mobilização de toda sociedade será importante no reforço da proteção aos profissionais de saúde. Os interessados em receber as máscaras ou contribuir com doações devem preencher o formulário disponível no link: acesse aqui.
Para identificação das doações realizadas para a produção dos EPI´s pelo campus de Rio Paranaíba, destinadas às demandas da região do Alto Paranaíba, é necessário enviar o comprovante da transferência ou depósito na conta da Fundação Arthur Bernardes (CNPJ: 20.320.503/0001-51, Banco do Brasil, Agência: 0428-6, Conta Corrente: 3362-6) e para o e-mail raianemachado@ufv.br.
O diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba, professor Renato Ruas, reafirma o compromisso do campus na promoção de ações de suporte ao combate da Covid-19, na cidade e região. A busca de alternativas é constante e o esforço de toda comunidade acadêmica garante ações como a produção de EPIs pelo Laboratório do Curso de Engenharia de Produção.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram