Tribunal de Contas de MG suspende licitação da Prefeitura de Patrocínio para geração de energia solar

Tribunal de Contas de MG suspende licitação da Prefeitura de Patrocínio para geração de energia solar

Concorrência pública foi feita para construção de usinas solares fotovoltaicas no valor de R$139,9 mil

Texto:

Postado em: 10/04/2024

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerias (TCEMG) referendou, nesta terça-feira (09), a decisão monocrática do conselheiro substituto Hamilton Coelho que suspendeu, devido a irregularidades, a Concorrência Pública n. 17/2023 para construção de usinas solares fotovoltaicas no município de Patrocínio, no valor de R$139.909.362,58.

Previa o edital, que tinha como tipo, menor valor mensal: "Concorrência Pública para a Contratação de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade Concessão Administrativa, para a implantação, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas de geração distribuída para compensação de créditos de energia para atender demanda energética da estrutura física do Município de Patrocínio/MG".

Ainda de acordo com o edital, o objetivo da contração da concessionária seria para auto geração de energia solar com o objetivo de reduzir em, no mínimo 10%, as despesas fixas do município com energia elétrica. Os pagamentos mensais máximos seriam baseados na tarifa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Unidade Técnica do Tribunal de Contas esclareceu que a tarifa de energia elétrica é influenciada por diversos custos como encargos de transmissão, investimentos, subsídios, impostos e descontos tarifários promovidos pelo Governo Federal, variáveis essas que não se aplicam aos serviços de energia solar.

O Órgão Técnico do TCE manifestou ainda que a tarifa da prestação do serviço de energia solar deve levar em conta a distribuição da energia a cada mês. Portanto, adotar a tarifa da Aneel é irregular para o contrato em questão e, assim, ao longo do contrato, seria prejudicial ao município e à própria concessionária, e desviaria do objetivo inicial de redução de custos.

Dessa forma e com base na análise do Órgão Técnico do Tribunal, Hamilton Coelho determinou a suspensão da licitação, por liminar, sendo acompanhado pelo Colegiado.

NOTA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

No final da tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Patrocínio divulgou uma nota sobre o assunto:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Governo Municipal esclarece que a Concorrência Pública n. 17/2023 para contratação de parceria público-privada para a implantação, operação e manutenção de Usinas Fotovoltaicas foi suspensa pelo município, em 22 de janeiro de 2024, conforme consta no documento “para verificação de questionamentos apresentados”.

Essa ação comprova a transparência e seriedade na condução de todos os processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Patrocínio, e vem de encontro a decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), divulgada na data de ontem (09), e repercutida pela imprensa local".

Notícia atualizada às 18h14

⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com Comunicação do TCEMG

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram