Com sucesso do Pix, ferramenta tornou-se obsoleta nos últimos anos
Postado em: 15/01/2024
Após quatro décadas de existência, a transferência por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) acaba nesta segunda-feira (15), às 22h. Nesse horário, os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e de agendamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.
No ano passado, as instituições bancárias haviam anunciado o fim da modalidade de transferência. A data máxima de agendamento do DOC vai até 29 de fevereiro, quando os bancos terminam de processar os pagamentos, encerrando o sistema definitivamente.
Além do DOC, deixará de ser oferecida também, as 22h de hoje, a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários e que também está em desuso.
Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permite o repasse de recursos até as 22h, com a transação sendo quitada no dia útil seguinte à ordem. Caso seja feito após esse horário, a transferência só é concluída dois dias úteis depois.
Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPrefeitura de Patrocínio regulamenta fiscalização de ônibus do transporte escolar
Campanha Natal de Amor do Sicoob Coopacredi arrecada 12,4 toneladas de alimentos
Suspeito de furtos em lojas do Centro de Patrocínio é preso após ação da PM
Rodovias do Triângulo Mineiro registram aumento de 7% no tráfego durante o fim de ano
Obras na BR-365 exigem atenção de motoristas em Patrocínio e região nesta primeira semana de 2026