Mais de 10 mil pessoas estão desalojadas e 21 já perderam a vida
Postado em: 11/01/2023
Chegou a 216 o número de municípios em situação de emergência por conta de ocorrências relacionadas às chuvas em Minas Gerais, conforme o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), desta quarta-feira (11/1).
Em relação ao boletim anterior, mais de 80 municípios passaram a integrar a lista de municípios em situação de emergência. Isso ocorreu pela publicação do reconhecimento, a nível estadual, da situação de emergência já decretada pelos municípios.
De 21 de setembro de 2022, quando teve início o período chuvoso, até agora, Minas Gerais contabiliza 10.974 pessoas desalojadas, 1.974 desabrigadas e 21 mortes.
Cuidados
Entre as principais dicas para prevenção às chuvas estão as recomendações para que as pessoas nunca se abriguem embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas; evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras; e não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.
Além disso, recomenda-se à população evitar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações e não tentar salvar bens materiais, em caso de risco imediato, como a rápida subida do nível de água.
Diante de qualquer problema, a população pode ligar para a Defesa Civil no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.
Se houver sinal de trincas na estrutura da casa e movimentação de solo a pessoa deve deixar o imóvel imediatamente e chamar o 199.
Previsão do tempo
Segundo os modelos meteorológicos, até sexta-feira (13/1) há previsão de acumulados significativos de chuva nas regiões Noroeste e Triângulo Mineiro, com volumes que podem chegar a 90 milímetros.
No restante do estado, o volume de chuva pode variar entre 40 e 70 milímetros.
Anderson Rocha/Agência Minas
Foto: CBMG
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro