O evento reuniu sindicatos, autoridades e especialistas para discutir soluções para o trabalho rural e prevenir condições análogas à escravidão
Postado em: 25/09/2024
O “Seminário Melhorando as Condições de Trabalho na Cadeia Produtiva do Café”, realizado nestas terça e quarta, dias 24 e 25 de setembro, em Patrocínio, trouxe debates sobre o trabalho rural na cafeicultura. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), o evento contou com representantes de sindicatos e especialistas no tema.
Segundo Pedro Mário Ribeiro, vice-presidente da FETAEMG, o objetivo foi promover uma discussão mais profunda sobre a relação de trabalho no setor, buscando soluções através do diálogo e da conscientização, evitando recorrer à justiça, salvo em casos extremos. Jorge Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, destacou a importância do seminário para a região, que é um dos maiores polos produtores de café do Brasil.
O procurador do Ministério Público do Trabalho em Uberlândia, Dr. Paulo Velloso, também participou do evento e ressaltou a necessidade de fortalecer a fiscalização e combater condições análogas à escravidão, que ainda persistem em algumas áreas. Ele destacou a atuação de equipes interinstitucionais, como o grupo móvel, na identificação e resgate de trabalhadores em situações precárias.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio (STR), Joel de Carvalho, esteve presente.
Realizado nas ACIP/CDL, o seminário, que teve apoio da Embaixada da Alemanha e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), firmou o compromisso de seguir promovendo melhorias nas condições de trabalho na cafeicultura, tanto em Patrocínio quanto em outras regiões cafeeiras do Brasil.
⌨️ Por André Luiz Costa e Jânio Luiz | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramRomeiros terão pista exclusiva às margens da BR-365 para peregrinação até Romaria
Nota de Falecimento: Francisco Ferreira Vaz de Mello, aos 96 anos
Jovem de Ibiá transforma tradição familiar em queijaria regularizada com apoio da Emater-MG
Arraiá da Casa da Menina promete tarde de festa, comidas típicas e solidariedade neste sábado (19)